Notícias
Procure por

Como garantir um bom clima escolar?

-

Saiba mais sobre o conceito de clima escolar, quais dimensões ele engloba, como avaliá-lo e promover a participação da comunidade escolar

O PNAE e a segurança alimentar das(os) estudantes

-

Mariana Santarelli, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), explica a importância da merenda escolar e as medidas necessárias para fortalecer o PNAE

Dia da Educação: Tem história boa na minha escola! E na sua?

-

Que tal celebrar boas experiências escolares que acontecem Brasil afora, fortalecendo a escola como espaço de crescimento, boa convivência e muito aprendizado?

A hora e a vez da educação escolar indígena

-

Rosilene Tuxá, coordenadora de Educação Escolar Indígena do MEC, conta qual o panorama das escolas indígenas e quais as prioridades do governo para garantir o direito à educação dos povos originários

Livro Gênero e Educação: a democracia e a diversidade contra o autoritarismo

-

Composto por 20 artigos de diferentes autoras(es), o e-book gratuito analisa as ofensivas reacionárias e relata as resistências democráticas a elas ocorridas nos últimos anos

APC: avaliação e planejamento são peças chave para garantir avanços

-

As ações do APC em 2023 tiveram início com foco no planejamento e na garantia ao enfrentamento das desigualdades educacionais

Os problemas da terceirização da gestão escolar

-

Questionar as propostas de terceirização da gestão escolar é entender que a educação não é um fim em si mesmo e que não é só medida por resultados acadêmicos

Fórum Nacional de Educação: participar é preciso

-

Entenda como a sociedade civil se mobilizou nos últimos cinco anos desde que o FNE foi desmontado e saiba quais devem ser as prioridades dessa importante instância participativa

Relembrando memórias e fatos da ditadura militar brasileira para que não se repita

-

Veja materiais para trabalhar o período da ditadura militar brasileira em sala de aula

Educação integral na Emei Gabriel Prestes (SP): uma escola que é pra dentro e pra fora

-

Conheça a experiência de uma escola pública de educação infantil que explora a potência do território com suas turmas e confira dicas de como realizar saídas pedagógicas com crianças pequenas

Outras pedagogias são possíveis

-

A autora Maria Clara Araújo dos Passos fala sobre a importância de ouvir as demandas da comunidade transexual e pensar práticas pedagógicas decoloniais que garantam uma educação democrática e inclusiva

Painel de desigualdades educacionais no Brasil: conheça os novos dados

-

Em recente atualização, o Painel interativo criado pelo Cenpec recebeu novos dados sobre municípios e escolas; entenda as possibilidades de utilização

Novo Ensino Médio: é preciso buscar um novo modelo em diálogo com a sociedade

-

Propagandeada como solução para atrair as juventudes e permitir o protagonismo juvenil, a reforma carece de recursos financeiros e legitimidade para se sustentar

Yanomami: o que está acontecendo e o que eu tenho a ver com isso?

-

Entenda a crise humanitária que está acontecendo na Terra Indígena Yanomami e como a educação pode apoiar a luta desse povo

Alfabetização e letramento: em busca de uma política nacional articulada

-

Quais são os caminhos trilhados nos últimos anos e o que é preciso retomar para garantir que todas(os) as(os) estudantes sejam plenamente alfabetizadas(os) na idade certa

Censo Escolar 2022: uma coordenação nacional se faz mais do que necessária

-

Resultados da primeira etapa do Censo Escolar 2022 indicam aumento de matrículas e retomada de patamares anteriores à pandemia. Mas ainda é preciso garantir a estabilização e o crescimento desses números

Tempo, espaço e currículo: como articular os pilares da educação integral

-

Quais os caminhos e cuidados que uma política pública de educação integral deve se atentar para garantir melhoria na educação de todas(os)

Um olhar para as vivências de estudantes transgêneres nas escolas brasileiras

-

Veja dados sobre a realidade vivida por crianças e adolescentes trans e recomendações de como a escola pode – e deve – se tornar um ambiente mais acolhedor e inclusivo