38º Fórum Educação para Todos discute financiamento

-

38º Fórum Educação para Todos discute financiamento

Formação promovida pelo CENPEC aborda sistemas de gestão, captação de recursos e prestação de contas.

Que desafios diários um dirigente municipal de educação enfrenta? Como conseguir financiamento para a área e fazer corretamente a prestação de contas? Esses foram alguns dos assuntos discutidos no 38º Fórum Educação para Todos, que aconteceu na última quarta-feira (20), na sede da Secretaria Municipal da Educação de Votuporanga (SP), no Complexo Educacional Prof. Flavio Beloni.

Oitenta secretários e gestores de educação de 20 municípios paulistas compareceram ao encontro, realizado pelo Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo (ADE Noroeste Paulista). O evento contou com a presença do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, que levou Palmira Tolotti Piai, especialista em orçamento público e consultora pedagógica educacional, para realizar uma formação sobre financiamento da educação; uso de sistemas de gestão pública e controle; e cumprimento de requisitos legais.

Desafios e soluções

Periodicamente, o ADE Noroeste Paulista organiza, com os dirigentes municipais de educação e técnicos do território, alguns fóruns para trocas de experiência e aprimoramento. “O objetivo é impactar positivamente a educação regional e buscar melhorias nos resultados de aprendizagem dos nossos alunos”, explica Jaqueline Alexandre Batista, chefe de Departamento do Ensino Superior e Profissionalizante de Votuporanga e secretária-executiva do ADE.

Pedagogo com experiência como professor e diretor de escola, Ederson Marcelo Batista, secretário municipal da Educação de Votuporanga, coordenador-executivo do ADE Noroeste Paulista e coordenador do polo da macrorregião 11 do estado de São Paulo da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), afirma que a presença do CENPEC no encontro foi um diferencial: “Foi extremamente prazeroso e uma honra sediar um evento como este, com a colaboração e apoio do CENPEC, que nós conhecemos e valorizamos já há algum tempo, e a presença de Palmira Piai, que veio falar com dirigentes municipais de nossa região sobre os desafios na rotina de uma secretaria de Educação, e também sobre todos os programas, a prestação de contas, as vivências e as dificuldades diárias dessa árdua tarefa”.

Foi uma honra sediar um evento como este, com a colaboração e apoio do CENPEC, que nós conhecemos e valorizamos já há algum tempo, e a presença de Palmira Piai. Que haja mais ações como a do CENPEC, para apoiar iniciativas que viabilizem a qualificação dos profissionais da educação.”

Ederson Marcelo Batista, secretário municipal de Educação de Votuporanga/SP

Ainda de acordo com Batista, a realização do 38º Fórum Educação para Todos é relevante para o cenário educacional no estado e no Brasil, uma vez que iniciativas de formação como as trazidas no evento contribuem para pensar a educação “a partir do chão da sala de aula, do que vai para o aluno, da qualidade de ensino oferecida [… ]. Que haja mais ações como a do CENPEC, para apoiar iniciativas que viabilizem a qualificação dos profissionais da educação do nosso estado e do País como um todo”.

Neli Geanini de Oliveira, secretária municipal de Educação de Valentim Gentil (SP), também avaliou positivamente o evento: “Estamos muito satisfeitos. Fazemos parte da ADE desde 2009, e o tema da reunião foi interessante, atual, com apontamentos importantes para o nosso dia a dia dentro da secretaria e para nossa atuação no município. Foi um grande aprendizado e enriquecimento para nós, dirigentes municipais”.

O Arranjo de Desenvolvimento da Educação do Noroeste do Estado de São Paulo conta hoje com um agrupamento de 61 municípios, que compreendem mais de 62 mil alunos distribuídos em mais de 290 escolas.


Com colaboração e fotos de Luiz Casareggio Junior e Caio Gaya.