E-book de caráter paradidático produzido pela Universidade de Santa Cruz do Sul traz reflexões e sugestões sobre sobre como entender o racismo no Brasil
Por Stephanie Kim Abe
Os reflexos da Covid-19 sobre a população negra, as relações entre escravidão e trabalho no Brasil, mulheres negras na ciência e na pesquisa brasileira, políticas antirracistas e formação leitora, o negro na indústria cultural brasileira, racismo e linguagem e violência racial no Brasil são apenas alguns dos temas abordados na coletânea do e-book 21 textos para discutir racismo em sala de aula(Pedro & João Editores).
Getty Images/Lucas Silva/Guia do Estudante/Reprodução
Quem organiza a produção são Luiza Franco Dias e Mozart Linhares da Silva, integrantes do grupo de pesquisa (CNPq) Identidade e Diferença na Educação, vinculado à linha de pesquisa “Educação, Cultura e Produção de Sujeitos” do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
De caráter paradidático, o e-book busca subsidiar a reflexão e a atividade de professoras(es) e estudantes, da educação básica e universitária, em sala de aula sobre a temática das relações raciais. Para enriquecer o debate sobre o racismo estrutural no ambiente escolar e acadêmico, traz textos em linguagem acessível que abordam temáticas de distintos campos da educação.
Na Apresentação do livro, o autor e a autora destacam:
Reprodução: capa
A educação é um lócus social privilegiado para refletir sobre as relações raciais e as diferentes formas de manifestação do racismo. Os textos aqui reunidos tratam de diversos assuntos que possibilitam acessar experiências cotidianas atravessadas pelo fenômeno do racismo estruturado em nossa sociedade, geralmente negligenciado ou mesmo velado. Entendemos que o primeiro passo para o enfrentamento do racismo seja falar sobre ele, e, nessa direção, gostaríamos que este livro não só suscitasse reflexões sobre o tema na comunidade escolar, mas também colaborasse para uma educação antirracista.”
Luiza Franco Dias e Mozart Linhares da Silva
Ao longo da publicação, são sugeridas atividades e indicadas leituras para quem quer se aprofundar no tema abordado. O último artigo é dedicado a trazer sugestões de filmes, séries e documentários que abordam a temática — e podem ser ótimos recursos para uma atividade mais interativa em sala de aula.
O Portal Cenpec usa cookies para salvar seu histórico de navegação. Ao continuar navegando em nosso ambiente, você aceita o armazenamento desses cookies em seu dispositivo. Os dados coletados nos ajudam a analisar o uso do Portal, aprimorar sua navegação no ambiente e aperfeiçoar nossos esforços de comunicação.
Para mais informações, consulte a Política de privacidade no site.
Quando visita um website, este pode armazenar ou recolher informações no seu navegador, principalmente na forma de cookies. Essas informações podem ser sobre você, suas preferências ou sobre seu dispositivo, e são utilizadas principalmente para o website funcionar conforme esperado.
A(O) usuária(o) também pode definir os cookies pelo navegador, veja passo a passo.
Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.