Ensinar e aprender no mundo digital

-

Ensinar e aprender no mundo digital

Como aproximar escola e cultura digital? Conheça esta coleção do CENPEC

Como aproximar a cultura digital e o currículo escolar? Qual é o papel das tecnologias digitais no cotidiano de educadores e alunos? Que estratégias podem ser adotadas na escola para promover multiletramentos críticos, seletivos e criativos?

Publicada pelo CENPEC Educação em 2011, a coleção Ensinar e aprender no mundo digital apresenta propostas didáticas para incorporar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) ao currículo escolar com base em uma abordagem interdisciplinar.

Os cinco fascículos que compõem a série organizam-se em quatro eixos temáticos − Arte e Cultura; Sujeitos, Espaços e Meio Ambiente; Línguas e Linguagens; e Resolução de Problemas. Alinhados metodologicamente entre si, os cadernos trabalham habilidades básicas para ensinar e aprender na internet: pesquisar, comunicar-se, publicar e trabalhar utilizando a internet como instrumento e suporte.

As reflexões e propostas apresentadas são um ponto de partida para a construção coletiva e colaborativa de ações didáticas a serem adotadas por qualquer professor do Ensino Fundamental II que deseje ampliar as possibilidades de um currículo escolar apoiado nas TICs.

Baixe a seguir os cinco volumes da coleção Ensinar e aprender no mundo digital.

  1. Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital
  2. Arte e cultura: o audiovisual
  3. Sujeitos, espaços e meio ambiente: redes virtuais
  4. Resolução de problemas: interpretação de dados
  5. Línguas e linguagens: blogs


Veja também