Educação e desigualdades socioespaciais em grandes cidades

05Estudos realizados no Brasil e em outros países evidenciaram a existência de vínculos entre o fenômeno urbano de concentração de populações com propriedades sociais similares em determinados territórios e desigualdades de oportunidades educacionais. O fenômeno remete à sobreposição de várias situações de desigualdade tais como precariedade de trabalho e de moradia, dificuldade de acesso a serviços de qualidade, públicos e privados, baixo contato com grupos sociais e instituições que assegure maior coesão social e o intercâmbio cultural. Esta linha de pesquisa pretende, portanto, compreender o vínculo entre desigualdade socioespacial e desigualdade na oferta de oportunidades educacionais, visando contribuir com a melhoria da qualidade da educação nos territórios vulneráveis e segregados nas grandes cidades. 

Educação em territórios de alta vulnerabilidade social na metrópole

image (1)

O objetivo geral desta pesquisa foi explorar a hipótese do efeito de território sobre as oportunidades educacionais. Seus objetivos específicos consistiram em apreender se e como desigualdades nos níveis de vulnerabilidade social da vizinhança da escola impactam a oferta educacional que ali se realiza e, por meio dela, o desempenho dos estudantes. A investigação conjugou procedimentos metodológicos de natureza quantitativa e qualitativa, tendo como campo uma subprefeitura da região leste do município de São Paulo.

Veja mais

 


 

Interdependência entre escolas de territórios vulneráveis

Imagem1

Este estudo Interdependência entre escolas de territórios vulneráveis é um desdobramento de outra pesquisa Educação em territórios de alta vulnerabilidade –, e tem como objetivo descrever e analisar as redes de relações de interdependência entre escolas públicas de um determinado território vulnerável, caracterizando o tipo de relação que se estabelece e apreendendo seus vínculos com as desigualdades socioespaciais, com a qualidade e a equidade nas redes de ensino.

Veja mais
/* ]]> */