Aprender por projetos
-
O curso propõe desenvolver e experimentar a metodologia do trabalho de projetos, por meio de materiais multimídia, aplicados ao ensino médio
Busca Ativa Escolar na Prática (municípios e estados)
-
O curso aprofunda questões teóricas e práticas relativas ao ensino-aprendizagem da produção de textos
Comunicação Digital para Educadores
-
O curso visa apresentar aspectos da comunicação e da cultura digital, por meio de fotografia, áudio e vídeo nos processos educativos
Avaliação Textual: análises e propostas
-
O objetivo é aprofundar o trabalho com avaliação nos gêneros Poema, Memórias Literárias, Crônica, Artigo de Opinião e Documentário
Nas tramas do texto: caminhos para a reescrita
-
O curso aprofunda questões teóricas e práticas relativas ao ensino-aprendizagem da produção de textos
Leitura Vai, Escrita Vem: práticas em sala de aula
-
O curso oferece sugestões práticas para educadores que queiram aprimorar dinâmicas de leitura e escrita
Sequência Didática: aprendendo por meio de resenhas
-
Para professores de Língua Portuguesa, com características da sequência didática, vivência na sala de aula com estudantes do EFl II e Médio
Caminhos da Escrita
-
Entender as práticas culturais de letramento e criar um projeto para a sala de aula são os objetivos deste curso voltado a professores(as) de Língua Portuguesa
Trilhas para revisão de texto
-
Voltado a coordenadores(as) pedagógicos(as), o curso explora a oralidade e a escrita de textos da cultura infantil na alfabetização
Princípios didáticos para a produção de textos
-
Voltado a coordenadores(as) pedagógicos(as), o curso explora a oralidade e a escrita de textos da cultura infantil na alfabetização
Educação e Participação em Rede
-
O curso busca identificar as redes locais e virtuais, as possíveis relações e as aprendizagens que a integração entre elas pode promover
Direitos da Criança e do Adolescente: uma construção histórica
-
O curso aprofunda estudo do ECA e mobiliza ações de engajamento na área
Sistema de Escrita Alfabética: entendendo as regras do jogo
-
O curso aborda a aprendizagem inicial da escrita e oferece ferramentas para construir uma didática de alfabetização
Entre Livros e Leitores: o espaço da mediação
-
A proposta é refletir sobre a formação de leitores na escola e as estratégias do(a) professor(a) para a formação de leitores(as)
Consciência Fonológica: entre o som e o sentido
-
O curso, voltado para pedagogos(as), tem como objetivo reconhecer a importância da consciência fonológica na construção da base alfabética
Textos da Tradição Oral na Apropriação da Escrita
-
Voltado a coordenadores(as) pedagógicos(as), o curso explora a oralidade e a escrita de textos da cultura infantil na alfabetização