Apresentação e objetivos
Contribuir com a formação dos professores do ensino fundamental, em especial aqueles que atuam no ciclo inicial, para aperfeiçoarem a sua prática no ensino de revisão e reelaboração de textos. Muitas crianças, ao iniciarem o ensino fundamental, já possuem conhecimentos sobre a escrita. Outras ainda precisam descobrir que a escrita é guiada por determinadas regras. Nas duas situações, o professor tem um papel essencial e, como interlocutor experiente, participa ativamente do processo de revisão e reescrita das produções dos alunos, de modo que, paulatinamente, eles desenvolvam essas práticas com autonomia. Para desempenhar esse papel, o professor precisa valorizar essa aprendizagem e dominar conhecimentos relativos à forma como os diferentes gêneros textuais se constituem, além dos já tradicionais conteúdos textuais e linguísticos.
Metodologia
Este curso ocorre a distância. Está dividido em 4 módulos com atividades e conteúdos (em texto, áudio, vídeo e hipertexto) organizados didaticamente para promover o contato com o tema. Os módulos são disponibilizados a partir do preenchimento do Questionário Inicial e cada um deles tem um objetivo e propõe um conjunto de atividades. Os prazos determinados para cumprir as atividades do curso podem ser consultados no Programa do curso.
Público
Profissionais que
atuam na equipe pedagógica de escolas, além de interessados no tema.
Certificação
O certificado estará
disponível para download e impressão, desde que o cursista tenha
realizado no mínimo 75% das atividades do curso, sendo
obrigatórias as respostas aos questionários.