Trilhas para revisão de texto

-

Trilhas para revisão de texto

Produzido em parceria:
Logo Logo
Imprimir

Cronograma do curso

Carga horária: 40 horas; modalidade: autoformativa

Inscrições

Para mais informações escreva para ead@cenpec.org.br

Apresentação e objetivos

Contribuir com a formação dos professores do ensino fundamental, em especial aqueles que atuam no ciclo inicial, para aperfeiçoarem a sua prática no ensino de revisão e reelaboração de textos. Muitas crianças, ao iniciarem o ensino fundamental, já possuem conhecimentos sobre a escrita. Outras ainda precisam descobrir que a escrita é guiada por determinadas regras. Nas duas situações, o professor tem um papel essencial e, como interlocutor experiente, participa ativamente do processo de revisão e reescrita das produções dos alunos, de modo que, paulatinamente, eles desenvolvam essas práticas com autonomia. Para desempenhar esse papel, o professor precisa valorizar essa aprendizagem e dominar conhecimentos relativos à forma como os diferentes gêneros textuais se constituem, além dos já tradicionais conteúdos textuais e linguísticos.

Metodologia

Este curso ocorre a distância. Está dividido em 4 módulos com atividades e conteúdos (em texto, áudio, vídeo e hipertexto) organizados didaticamente para promover o contato com o tema. Os módulos são disponibilizados a partir do preenchimento do Questionário Inicial e cada um deles tem um objetivo e propõe um conjunto de atividades. Os prazos determinados para cumprir as atividades do curso podem ser consultados no Programa do curso.

Público

Profissionais que atuam na equipe pedagógica de escolas, além de interessados no tema.

Pré-requisitos para participar

  • Ter acesso à internet.
  • Não é necessário ter conhecimentos prévios especializados ou domínio avançado em linguagens digitais.
  • Ter disponibilidade para estudar cerca de cinco horas semanais, no horário mais conveniente para a realização das atividades do curso.

Certificação

O certificado estará disponível para download e impressão, desde que o cursista tenha realizado no mínimo 75% das atividades do curso, sendo obrigatórias as respostas aos questionários.