Apresentação e objetivos
Identificar as redes locais e virtuais, as possíveis relações entre elas e as aprendizagens que a integração entre elas pode promover.
- Conhecer o conceito básico de rede e refletir sobre as redes que integramos, observando sua natureza e temáticas, além da forma como ocorrem nossa participação e interações nelas.
- Identificar as redes locais (no território) e virtuais (na internet) de que participamos
e refletir sobre as possíveis conexões entre elas, bem como sobre os valores que as permeiam. - Refletir sobre aprendizagem por meio de redes sociais, sobre educação integral e sobre a ideia de educação em rede, observando em que aspectos elas podem se relacionar.
Metodologia
Curso autoformativo, totalmente a distância. Trata da participação social e da aprendizagem por meio das redes sociais – na internet ou no território –, e de como beneficiar-se do potencial das redes para as ações de educação integral.
O curso é baseado em vídeos interativos com entrevistas de ativistas e pesquisadores(as) do tema, e também em atividades diversificadas, que envolvem levantamento de materiais, elaboração de diagramas, diálogos nos fóruns, entre outras.
A navegação pelo curso é livre. Não há uma sequência didática preestabelecida entre seus conteúdos, que estão organizados em 3 percursos:
- Conexão em rede.
- Participação em rede.
- Educação em rede.
Público
Educadores(as) e gestores(as) de organizações da sociedade civil (OSCs), diretores(as), coordenadores(as) e professores(as) de escolas públicas e todos os demais atores interessados no tema das redes sociais como espaço de educação e participação social.
Participação no curso
Para fazer o curso, é importante:
- Disponibilidade para estudar em média 3 horas por semana (no horário que lhe for mais conveniente) e para interagir com mediador(a) e colegas escrevendo e-mails e mensagens no fórum.
- Disciplina para organizar seu tempo pessoal de modo que possa fazer as atividades, elaborando e compartilhando textos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e cumprindo os prazos das leituras e atividades.
Certificação
Haverá certificado de participação para quem cumprir pelo menos 50% (metade) das atividades propostas.