Pensamento e linguagem – pilares da aprendizagem da escrita

-

Pensamento e linguagem – pilares da aprendizagem da escrita

Produzido em parceria:
Logo Logo

Cronograma do curso

Carga horária: 40 horas; modalidade: autoformativa

Inscrições

Para mais informações escreva para ead@cenpec.org.br

Apresentação e objetivos

Este curso retoma princípios das teorias que consideram a construção histórica do sujeito relacionada às condições concretas de existência. O objetivo é compreender como as interações entre adultos e crianças e de crianças entre si colaboram na construção do conhecimento.

Vamos refletir sobre as situações de aprendizagem e as experiências que favorecem o desenvolvimento infantil, entendido como resultante de um ensino devidamente organizado (Vygotsky), principalmente a aprendizagem relacionada à construção da Linguagem Oral, dos Discursos narrativo oral e escrito. Também vamos propor atividades para que a escola trabalhe com a cultura escrita de forma que se assemelhem às práticas sociais. 

Metodologia

Este curso, que ocorre a distância, foi dividido em 4 módulos com atividades e conteúdo (em texto, áudio, vídeo e hipertexto) organizados didaticamente para promover o contato com o tema.

Os módulos são disponibilizados após o preenchimento do Questionário Inicial e cada um deles tem um objetivo e propõe um conjunto de atividades. Os prazos determinados para cumprir as atividades do curso podem ser consultados no Acordo Didático.

Público

Profissionais que atuam na equipe pedagógica de escolas, além de pessoas interessadas no tema.

Duração

40 horas / 8 semanas

Pré-requisitos para participar

  • Ter acesso à internet.
  • Não é necessário ter conhecimentos prévios especializados ou domínio avançado em linguagens digitais.
  • Ter disponibilidade para estudar cerca de cinco horas semanais, no horário mais conveniente para a realização das atividades do curso.

Certificação

O certificado estará disponível para download e impressão, desde que o cursista tenha realizado no mínimo 75% das atividades do curso, sendo obrigatórias as respostas aos questionários e a tarefa final.