Resolução de problemas: interpretação de dados

-

Resolução de problemas: interpretação de dados

Fascículo 4 da Coleção Ensinar e aprender no mundo digital
Imprimir

Este fascículo da coleção Ensinar e aprender no mundo digital apresenta atividades para os professores trabalharem com seus alunos estratégias de resolução de problemas aplicadas ao cotidiano, com o auxílio das tecnologias de informação e comunicação.

O objetivo é ensinar a pensar sobre situações-problema de forma autônoma e crítica, fazendo com que as atividades de resolução de problemas não se limitem às aulas de Matemática, mas que passem a fazer parte também de outras disciplinas.

O material pode ser lido linearmente como uma publicação impressa, mas também dispõe de alguns recursos de leitura interativa, como sumário interativo e “migalha” (do inglês “breadcrumb trails”, “caminho de migalha de pão”), no alto da página, para navegar pela estrutura dos capítulos.

CENPEC. Coleção Ensinar e aprender no mundo digital. São Paulo, 2011.  (V. 4: Resolução de problemas: interpretação de dados.)


Sobre a coleção Ensinar e aprender no mundo digital

Produzido pelo CENPEC em 2011, este material traz propostas didáticas para incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao currículo escolar com base em uma abordagem interdisciplinar.

Entre os objetivos do material, estão: 
• aproximar a cultura digital e o currículo escolar, tendo como interlocutores e parceiros os gestores, os professores e os alunos; 
• contextualizar a cultura digital contemporânea; 
• fomentar ações e reflexões entre os educadores acerca do que as tecnologias digitais representam no cotidiano de todos, educadores e alunos; 
• refletir sobre a necessidade e as possibilidades de inserção das TIC no universo da escola e suas implicações para o currículo escolar, considerando-as nas esferas social, humana e conceitual.

Os fascículos organizam-se em quatro eixos temáticos − Arte e Cultura; Sujeitos, Espaços e Meio Ambiente; Línguas e Linguagens; e Resolução de Problemas – que estão metodologicamente alinhados entre si e trabalham com o conjunto de habilidades básicas necessárias para ensinar e aprender na internet: pesquisar, comunicar-se, publicar e trabalhar utilizando a internet como instrumento e suporte.

Sem a pretensão de esgotar a temática e as possibilidades que se abrem ao ensino e à aprendizagem com a presença das TIC na escola, esta coleção tem como finalidade servir como ponto de partida para a construção coletiva e colaborativa de um conjunto de ações didáticas que possam ser usadas por qualquer professor do Ensino Fundamental II que busque ampliar as possibilidades de um currículo escolar apoiado nas TIC. Para isso, indica outras fontes de pesquisa sobre tecnologias e currículo no mundo digital para que o educador amplie seu repertório e aprofunde seus estudos a respeito.