Universidade e escola

-

Universidade e escola

Vídeos integrantes da coleção Raízes e Asas (CENPEC, 1995)

Que parcerias são possíveis entre a escola e a universidade? De que forma a pesquisa acadêmica pode colaborar para a melhoria do ensino-aprendizagem na educação básica? Por sua vez, como a escola pode trazer questionamentos e subsídios para que o ensino superior conheça e dialogue com a realidade das instituições escolares?

Este episódio da coleção Raízes e Asas apresenta projetos de pesquisadores universitários junto a escolas de primeiro grau (hoje denominado Ensino Fundamental). Os exemplos mostram os benefícios para ambos, destacando as vantagens para a instituição de ensino superior.


Sobre Raízes e Asas

A qualidade da educação é construída por muitas mãos.

Iniciativa: Cenpec 
Período: 1993 e 1998
Apoio: Itaú, Ministério da Educação – MEC e UNICEF
Objetivo:
Colaborar para a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental, garantindo o sucesso escolar dos alunos e das alunas na escola pública, mediante o apoio técnico e profissional a escolas e profissionais da educação com participação da comunidade.

A iniciativa deu origem à coleção disponibilizada agora para download. A publicação parte do pressuposto de que a educação escolar não é tarefa solitária. Dessa forma, propõe o trabalho articulado e coletivo entre professores, coordenadores e gestores para garantir uma atuação pedagógica integrada, consistente e coerente. Para isso, discute caminhos e alternativas para a concretização do projeto político pedagógico da escola.


ACESSE AS PUBLICAÇÕES RAÍZES E ASAS