Entrevistas com 10 gestores educacionais que conceberam ou implementaram políticas marcantes na educação pública brasileira
Como é o trabalho do gestor educacional? Quais são os desafios, as condições e motivações de seu ofício? Que saberes e habilidades mobiliza para atuar frente às redes públicas de ensino? De que forma se posiciona diante dos conflitos e das escolhas inerentes a sua atuação?
A fim de responder a essas questões, esta publicação traz entrevistas com 10 educadores notáveis (em ordem alfabética): André de Figueiredo Lázaro, Binho Marques, Frederico da Costa Amâncio, Joaquim Bento Feijão, José Henrique Paim Fernandes, Macaé Evaristo, Maria Helena Guimarães de Castro, Maurício Holanda Maia, Pilar Lacerda e Rita Coelho.
Capa da publicação
Essas pessoas atuaram em diversas esferas públicas – federal, estadual e municipal –, com trajetórias e posições político-pedagógicas distintas, que dividem opiniões. Alguns atuaram como professores das redes que depois dirigiram. Em comum, há fato de terem tomado frente a importantes mudanças educacionais nas últimas décadas, concebendo ou implementando políticas marcantes para responder às necessidades da educação pública.
Espera-se que os depoimentos contribuam para a reflexão e para a formação de gestores educacionais, que enfrentaram e enfrentam os dilemas das políticas educacionais no Brasil.
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