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Raízes e Asas v. 3: Trabalho coletivo

Cenpec, 1995
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O terceiro caderno da coleção Raízes e Asas enfoca a importância do trabalho coletivo na construção de um sistema educacional que preza pela qualidade de ensino-aprendizagem.

Por meio de relatos de experiências desenvolvidas em escolas de diferentes partes do país, o material discute como o trabalho coletivo pode envolver diferentes atores no espaço escolar, articulando-os e enriquecendo as estratégias de trabalho com base na experiência de cada um, o que exige constante negociação entre os envolvidos.

Apresenta ainda ações que podem ser desenvolvidas no trabalho coletivo, como as dinâmicas de grupo, o fortalecimento da formação de professores, a realização de planejamento e registro dos processos de trabalho.

CENPEC. Trabalho coletivo. São Paulo, 1995. (Coleção Raízes e Asas, v. 3.)

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Sobre Raízes e Asas

A qualidade da educação é construída por muitas mãos.

Iniciativa: Cenpec 
Período: 1993 e 1998
Apoio: Itaú, Ministério da Educação – MEC e UNICEF
Objetivo:
Colaborar para a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental, garantindo o sucesso escolar dos alunos e das alunas na escola pública, mediante o apoio técnico e profissional a escolas e profissionais da educação com participação da comunidade.

A iniciativa deu origem à coleção disponibilizada agora para download. A publicação parte do pressuposto de que a educação escolar não é tarefa solitária. Dessa forma, propõe o trabalho articulado e coletivo entre professores, coordenadores e gestores para garantir uma atuação pedagógica integrada, consistente e coerente. Para isso, discute caminhos e alternativas para a concretização do projeto político pedagógico da escola.