Raízes e Asas v. 1: A função social da escola

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Raízes e Asas v. 1: A função social da escola

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A escola e sua função social: o primeiro caderno da coleção Raízes e Asas gira em torno de questões fundamentais a todo(a) educador(a): que educação se pretende promover, que cidadão se pretende formar e qual é o papel que a escola exerce nessa busca?

Debate a importância de a escola se aproximar e se apropriar de elementos que compõem a cultura local da comunidade em que está inserida e da qual provêm os alunos; de analisar sua função enquanto instituição social, bem como sua capacidade em responder às demandas sociais no que concerne ao plano educacional.

O caderno também discute as funções dos currículos e dos parâmetros curriculares e sua capacidade de dialogar com a realidade na formação de alunos com vistas à cidadania.

CENPEC. A função social da escola. São Paulo, 1995. (Coleção Raízes e Asas, v. 1.)

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Sobre Raízes e Asas

Iniciativa: Cenpec
Período: 1993 a 1998
Apoio: Itaú, Ministério da Educação – MEC e UNICEF
Objetivo:
Colaborar para a melhoria da qualidade do Ensino Fundamental, garantindo o sucesso escolar dos alunos e das alunas na escola pública, mediante o apoio técnico e profissional a escolas e profissionais da educação com participação da comunidade.

A iniciativa deu origem à coleção disponibilizada agora para download. A publicação parte do pressuposto de que a educação escolar não é tarefa solitária. Dessa forma, propõe o trabalho articulado e coletivo entre professores, coordenadores e gestores para garantir uma atuação pedagógica integrada, consistente e coerente. Para isso, discute caminhos e alternativas para a concretização do projeto político pedagógico da escola.