Percursos da educação integral: baixe o e-book

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Percursos da educação integral: baixe o e-book

Baixe gratuitamente a publicação e conheça experiências de educação integral de diversas partes do país

A formação integral da criança e do adolescente é compreendida como um compromisso não só da escola, mas também da família e da comunidade e para isso propõe-se um novo arranjo educativo, em conexão com o território, na oferta de ações intencionais, intersetoriais que envolvam as várias áreas do saber, e do desenvolvimento humano e social, que ampliem tempos e espaços de aprendizagem e que impliquem a entrada de outros sujeitos para atuarem, com a escola, na tarefa de educar integralmente.”

Percursos da educação integral: em busca da qualidade e da equidade

É com essa definição de educação integral que inicia a publicação Percursos da educação integral: em busca da qualidade e da equidade. Lançada em 2012, a publicação traz contribuições importantes para se pensar políticas e práticas de educação integral, pois reúne resultados de uma pesquisa sobre 20 experiências de municípios que desenvolveram políticas de educação integral em diferentes partes do Brasil, com diversas realidades e caminhos traçados.

Produzida pelo Cenpec em parceria com o Itaú Social e a UNICEF, Percursos dá continuidade ao livro Tendências para a educação integral, um marco em relação à reflexão e análise sobre o conceito de educação integral, defendendo o desenvolvimento integral como o grande objetivo das políticas voltadas à garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.

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Sobre Percursos da educação integral

A qualidade da educação é construída por muitas mãos.

Iniciativa: Fundação Itaú Social
Coordenação: CENPEC
Período: 2013
Objetivo: promover a reflexão e análise do conceito de educação integral, defendendo o desenvolvimento integral como o grande objetivo das políticas públicas voltadas a crianças, adolescentes e jovens.

In: Percursos da educação integral

Metodologia e estrutura

Utilizando metodologia de pesquisa diferente do seu antecessor, Percursos da educação integral reflete sobre a educação integral com base nas diversas práticas desenvolvidas no país, revelando, de acordo com a dinâmica da publicação, a área na qual a educação integral mais avançou, aquela que poderia trazer ideias e soluções a serem compartilhadas.

A publicação foi organizada em quatro capítulos baseados nos principais eixos:

  • metodologias e conteúdos;
  • formação de educadores;
  • gestão de programas;
  • e avaliação e monitoramento.
Associação Casa das Artes de Educação e Cultura: as mandalas que integram saberes, pessoas e instituições. In: Percursos da educação integral

Os capítulos estão articulados, mas cada um pode ser lido de maneira independente: cada experiência visitada traz uma enorme quantidade de ideias, de dúvidas, mas também de soluções que podem, de fato, orientar outros que estão com as mesmas dificuldades.

De acordo com os organizadores da publicação, muitas redes já têm um caminho trilhado e sobressaem em diversos aspectos, como as que foram visitadas. Por essa razão, os 20 municípios abordados representam centenas de outros que também poderiam estar aqui, iluminando o percurso àqueles que vêm por aí.

Clique aqui para acessar também o livro Tendências para a educação integral

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