Percursos da educação integral

-

Percursos da educação integral

Lançada em 2013, Percursos da educação integral: em busca da qualidade e da equidade traz os resultados de uma pesquisa sobre 20 experiências de municípios que desenvolveram políticas de Educação integral em diferentes partes do Brasil, com diversas realidades e caminhos traçados.

A publicação dá continuidade ao livro Tendências para a educação integral (disponível em nosso Acervo), um marco em relação à reflexão e análise sobre o conceito de educação integral, defendendo o desenvolvimento integral como o grande objetivo das políticas voltadas à garantia dos direitos das crianças, adolescentes e jovens.

CENPEC; FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL; UNICEF. Percursos da educação integral: em busca da qualidade e da equidade. São Paulo, 2012.

Clique aqui para baixar o arquivo

Sobre Percursos da educação integral

A qualidade da educação é construída por muitas mãos.

Iniciativa: Fundação Itaú Social
Coordenação: CENPEC
Período: 2013
Objetivo:
Promover a reflexão e análise do conceito de educação integral, defendendo o desenvolvimento integral como o grande objetivo das políticas públicas voltadas a crianças, adolescentes e jovens.

Metodologia e estrutura
Utilizando metodologia de pesquisa diferente do seu antecessor, Percursos da educação integral reflete sobre a educação integral com base nas diversas práticas desenvolvidas no país, revelando, de acordo com a dinâmica da publicação, a área na qual a educação integral mais avançou, aquela que poderia trazer ideias e soluções a serem compartilhadas.

A publicação foi organizada em quatro capítulos baseados nos principais eixos: metodologias e conteúdos; formação de educadores; gestão de programas; e avaliação e monitoramento. Os capítulos estão articulados, mas cada um pode ser lido de maneira independente: cada experiência visitada traz uma enorme quantidade de ideias, de dúvidas, mas também de soluções que podem, de fato, orientar outros que estão com as mesmas dificuldades.

De acordo com os organizadores da publicação, muitas redes já têm um caminho trilhado e sobressaem em diversos aspectos, como as que foram visitadas. Por essa razão, os 20 municípios abordados representam centenas de outros que também poderiam estar aqui, iluminando o percurso àqueles que vêm por aí. Esperamos que este livro cumpra essa função.

Clique aqui para acessar também o livro Tendências para a educação integral.