O planejamento educacional em ação

-

O planejamento educacional em ação

Caderno 2 da Coleção Diálogos sobre a gestão municipal. CENPEC, 2009

O planejamento é fundamental para a melhoria da qualidade na educação. A efetivação desse planejamento, no entanto, depende da gestão, que envolve a atuação das secretarias de Educação e demais instâncias.

As políticas instituídas com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Lei n. 9.393/96) ampliam a responsabilidade dos municípios sobre o planejamento e a efetivação da educação escolar. Entretanto, essa responsabilidade deve ter como contrapartida o apoio institucional e financeiro das demais esferas governamentais e da sociedade civil.

O Caderno 2 – O planejamento educacional em ação – da Coleção Diálogos sobre a Gestão Municipal tem como objetivo oferecer aos gestores municipais subsídios para a construção e a implantação de políticas públicas voltadas à melhoria da educação escolar.

O material orienta um percurso de elaboração e efetivação de planos de educação composto por quatro momentos:

  • reflexão e investigação da realidade educacional no município;
  • discussão e articulação com outros sujeitos e instituições para acompanhamento e avaliação da política educacional;
  • definição de princípios, metas, ações e mecanismos de gestão do plano educacional, de forma coerente com a avaliação diagnóstica;
  • acompanhamento e avaliação ao longo da elaboração e efetivação do plano.

A fim de ilustrar esse percurso, o caderno se baseia em dados de municípios reais e compõe uma realidade educacional de uma localidade fictícia, denominada Abaporu.

FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL; UNICEF; CENPEC. O planejamento educacional em ação. São Paulo, 2009. (Coleção Diálogos sobre a gestão municipal, v. 2.) 


Acesse os outros cadernos da coleção:

Caderno 1: Melhoria da Educação no Município e as políticas públicas sociais

Caderno 3: O cotidiano do gestor: temas e práticas