Melhoria da educação no município

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Melhoria da educação no município

Caderno 1 da Coleção Diálogos sobre a Gestão Municipal. CENPEC, 2009
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Uma educação escolar de qualidade é um direito garantido constitucionalmente a todos os cidadãos. Embora seja responsabilidade do Estado, em todos os níveis (federal, estadual e municipal), a realização desse direito exige o envolvimento ativo da sociedade civil.

Iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), com coordenação técnica do CENPEC, a Coleção Diálogos sobre a Gestão Municipal é uma contribuição para que nossas cidades se tornem espaços que garantam direito a uma educação de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros.

Essa série, composta por três cadernos, tem suas raízes no programa Melhoria da Educação no Município, criado em 1999 para a formação de gestores educacionais. A coleção tem por objetivo compartilhar experiências e conhecimentos sobre gestão na educação construídos e sistematizados pela equipe do programa.

O Caderno 1 O Programa Melhoria da Educação no Município e as políticas públicas sociais – destaca a importância do esforço conjunto entre as esferas públicas e grupos da sociedade civil em defesa da educação e mostra a relevância de planos bem elaborados e implementados que norteiem ações e investimentos.

Nessa tarefa, o papel do gestor educacional é central. Cabe a ele articular e coordenar esse trabalho coletivo para a superação dos desafios educacionais. Para isso, é fundamental manter um olhar abrangente que considere os múltiplos pontos de vista sobre as questões.

FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL; UNICEF; CENPEC. O Programa Melhoria da Educação no Município e as políticas públicas sociais. São Paulo, 2009. (Coleção Diálogos sobre a Gestão Municipal, v. 1.)


Acesse os outros cadernos da coleção:

Caderno 2: O planejamento educacional em ação

Caderno 3: O cotidiano do gestor: temas e práticas