Literatura na escola

-

Literatura na escola

Imprimir

Como aliar o prazer da leitura literária à formação de leitores e à aprendizagem de conteúdos relacionados a diversos campos do saber? Foi essa pergunta que gerou este Especial multimídia, publicado em 2016 na Plataforma do Letramento.

As atividades sugeridas em Literatura na escola se baseiam no Mapa da literatura brasileira, outro Especial multimídia disponibilizado neste Portal, que apresenta autores e obras de diversas regiões do país. As sugestões de atividades do propõem a articulação da leitura literária com outras linguagens e formas de expressão: teatro, cinema, ilustração, sarau, cordel, animação…

Clique abaixo e navegue pelas atividades do Especial Literatura na escola.

As propostas possibilitam transpor os limites da Língua Portuguesa, envolvendo professores de diversas disciplinas; ultrapassar os muros da escola trazendo a participação da comunidade; extrapolar as fronteiras geográficas fruindo a diversidade cultural em torno das obras e por aí vai! E o principal: convidam à invenção, à criação dos docentes e dos estudantes, que podem adaptar as atividades a seus interesses e realidades.

O Especial traz, ainda, projetos de leitura desenvolvidos por educadores de várias regiões do país. Eles enviaram contribuições por meio da campanha Literatura na escola, realizada pela Plataforma em junho de 2016. Além disso, o Especial traz dois divertidos testes literários e uma rica midiateca com materiais diversos sobre literatura. 

Acesse também o Mapa da Literatura brasileira: veredas pelos sertões das letras.