Ler e escrever: tecnologias na educação

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Ler e escrever: tecnologias na educação

Caderno de Orientações Didáticas – CENPEC/Fundação Telefônica/Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (2008)

O Caderno de Orientações Didáticas Ler e escrever é resultado de uma parceria entre o Programa EducaRede (Fundação Telefônica/CENPEC) e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. Tem o objetivo de compartilhar experiências bem-sucedidas de uso pedagógico da internet desenvolvidas por educadores através do Portal EducaRede, ambiente virtual aberto e gratuito que oferecia ferramentas interativas e conteúdo qualificado, além de formação de professores para o letramento digital.

Capa da publicação.

Publicado em 2008, o material é caracterizado pela diversidade de olhares e saberes em torno de um só objetivo: com base nas experiências escolares com as tecnologias na aprendizagem, refletir sobre a prática, estabelecer princípios em comum e propor caminhos.

O Caderno de Orientações Didáticas pretende dar subsídios à elaboração de atividades em sala de aula envolvendo o uso das tecnologias digitais, de modo a desenvolver competências e habilidades nos alunos e promover aprendizagens significativas.

Para isso, oferece referenciais prático-metodológicos para planejamento, elaboração do plano de aula, registro e avaliação das atividades, articulando o projeto pedagógico, a construção do currículo e a utilização de ferramentas e recursos tecnológicos como a internet, TV, rádio, mídia impressa, celulares e outras.

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA; CENPEC; SÃO PAULO (Município)/Secretaria de Educação. Caderno de Orientações Didáticas Ler e escrever: tecnologias na educação. São Paulo, 2008.


Sobre o Portal EducaRede

A qualidade da educação é construída por muitas mãos.

Parceria: Fundação Telefônica, CENPEC, Fundação Vanzolini e Terra Networks 
Período: 2002 a 2011 
Objetivo
O portal educativo EducaRede é uma iniciativa desenvolvida em todos os países em que a Fundação Telefônica opera. No Brasil, o EducaRede promoveu pesquisas, desenvolveu sistemas e metodologias, produziu conteúdos e projetos pedagógicos que visavam contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública por meio do uso da internet no ensino-aprendizagem.

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