-

Jogo: Conquista da palavra

Imprimir

Como conquistar palavras e ainda proteger o planeta da chuva de meteoros?

Este jogo divertido, que remonta aos videogames da década de 1980, desafia o jogador a deixar a palavra escrita na forma correta. Para tanto, a criança deve atirar em todas as letras que aparecem no espaço e não fazem parte da palavra apresentada no placar. Quanto mais a palavra do placar ficar verde, mais pontos se ganham e mais apto o jogador fica para passar à próxima fase.

Palavras como “Lua”, “Nave”, “Marte” e “Sol”, que compõem a atmosfera espacial e que podem já fazer parte do repertório infantil, estão no jogo, e são essas palavras que a criança deve “conquistar”. Quando a palavra aparece e as letras corretas chegam ao planeta, as letras dessa palavra ficam vermelhas, depois laranjas, então amarelas e, por último, verdes. Quando todas as letras ficarem verdes, a palavra será conquistada.

Proporcionar brincadeiras com diferentes palavras é uma estratégia importante no processo de alfabetização. Ao ter que escolher as letras corretas, a criança precisa relacionar som e escrita, observar quais e quantas letras compõem a palavra e em que sequência estão organizadas. Assim, faz observações e reflexões que a ajudam no processo de conhecimento da língua portuguesa

Que tal, então, participar desse desafio? Acesse o jogo
Conquista da palavra!