Especial família e educação integral

-

Especial família e educação integral

Especial multimídia publicado originalmente na plataforma Educação&Participação discute os diversos formatos de família existentes hoje
Imprimir

Como são exercidos os papéis familiares nos diversos formatos presentes hoje e de que modo apresentá-los na educação?

“O mundo não é mais como era antigamente”. A frase saudosista anda na boca de muita gente, principalmente quando se trata do tema família. De fato, segundo as estatísticas, entre 2004 e 2014, no Brasil, o estereótipo familiar composto de pai, mãe e filhos caiu de 51% para 42,9% (IBGE). Além disso, em 2014, as famílias formadas por mulher e filhos atingiram 16,3% e a união civil homoafetiva chegou a cerca de 1,1 milhão.

Quais são os tipos de família existentes hoje? Como as transformações sociais influenciaram nessa instituição? Como a diversidade de formatos familiares reflete na educação? Qual é a responsabilidade das famílias na educação e na aprendizagem de crianças e adolescentes? Essas são reflexões importantes ao se pensar nas práticas adotadas nas escolas.

Acesse o especial Família: proteção social e educação integral.

Neste material, trazemos algumas questões, depoimentos, dados e sugestões com o objetivo de contribuir com os educadores para a garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.


Veja também:

Família e educação (entrevista com o pesquisador Hamilton Harley)

Diálogos entre família e escola (entrevista com Susan Sheridan)

A escola e famílias de territórios metropolitanos de alta vulnerabilidade social (artigo)