“Meninos de Palavra”

-

“Meninos de Palavra”

Documentário discute relação entre arte-educação e letramento em oficinas com adolescentes em privação de liberdade na Fundação Casa (SP).

Que ações de letramento acontecem em oficinas de arte e cultura desenvolvidas com adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa? Como as linguagens artísticas se articulam ao trabalho de leitura, escrita e oralidade? Essas foram as questões que levaram o CENPEC à produção do audiovisual Meninos de Palavra.

Desde 2008, o Projeto Educação com Arte: Oficinas Culturais, desenvolvido pelo CENPEC em parceria com a Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (Fundação CASA), em São Paulo (SP), vem realizando oficinas que têm como proposta político-pedagógica assegurar aos adolescentes privados de liberdade o direito à educação e à cultura, previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Explorando diversas linguagens, como capoeira, cultura popular, teatro, artes da palavra, artes visuais e musicalização, as oficinas trabalham aspectos de autoria, identidade, valorização do potencial criativo e elevação da autoestima dos adolescentes, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica, a incorporação de novos valores e o rompimento da cultura da violência.

O que dizem as especialistas em letramento
A professora Maria José Nóbrega, especialista em formação de professores, que participou das gravações de uma das oficinas, relata sua experiência como expectadora: “Era o primeiro encontro da oficina de musicalização. Para quem ouvia de fora, era só um enorme ruído. Cada adolescente tocando seu instrumento em um tempo diferente, enquanto o arte-educador, absolutamente sereno, incentivava que continuassem tocando. Ele se aproximava de um por um e tinha uma escuta para a singularidade daquele som. Isso me mostrou como é possível entender que aquilo que escutamos como ruído é a possibilidade de ingressar no universo dos sentidos.”

Maria Amabile Mansutti, diretora de tecnologias educacionais do CENPEC Educação, destaca a importância das oficinas para a formação cultural dos jovens. “Esse programa de oficinas culturais tem uma intencionalidade que fomenta o trabalho com o potencial desses jovens, que na maioria das vezes não encontraram esse espaço na escola”, afirma a educadora.

Já Sônia Madi, especialista em ensino-aprendizagem de leitura e escrita, destaca a importância da escuta atenta entre educadores e educandos. “Um ponto alto que percebo nessas oficinas é a escuta. Uma delas é a de quem está ouvindo atentamente o texto que o menino escreveu, buscando entender que ideias, sentimentos estão latentes naquela escrita. Outra é a do dizer e compreender o texto, aproximando-se do que o autor quis dizer. Isso exige um afinamento da escuta envolvida na compreensão da leitura”, reflete.

Ficha técnica/artística
Meninos de Palavra
 
Concepção: Daniela Schoeps, José Alves, Tamara Castro 
Direção, fotografia e edição: Fabrício Borges 
Som direto: Edson Pelicer, Fernanda Ribeiro, José Alves, P.MC, Tamara Castro, Tony Saga
São Paulo: Cenpec, 2017

O documentário foi lançado originalmente na Plataforma do Letramento (CENPEC).