Segundo volume da coleção Parâmetros das Ações Socioeducativas (2007) discute conceitos e políticas sobre o tema
O segundo volume da coleção Parâmetros de ações socioeducativas define conceitos e diretrizes da política de assistência social no escopo socioeducativo para a infância e juventude. O material apresenta também concepções sobre infância, adolescência, educação integral, o papel do educador e as ações socioeducativas.
Reprodução
A política de assistência social visa garantir direitos de prevenção e proteção social de grupos vulneráveis. Suas ações dessa política voltam-se para:
a prevenção/redução de situações de risco social e pessoal;
a proteção de pessoas e famílias vulneráveis e vitimizadas;
a implementação de processos e medidas de ressocialização, reinserção e inclusão social;
o monitoramento das exclusões, vulnerabilidades e riscos sociais da população.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE SÃO PAULO/CENPEC/FUNDAÇÃO ITAÚ SOCIAL. Igualdade como direito, diferença como riqueza. São Paulo, 2007. (Coleção Parâmetros socioeducativos: proteção social para crianças, adolescentes e jovens, Caderno 2: Conceitos e política.)
Sobre a coleção
Parâmetros das Ações Socioeducativas: Proteção social para crianças, adolescentes e jovens
Fruto de um trabalho coletivo, este é um material de referência para práticas socioeducativas que garantam proteção de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Composta por três volumes, a coleção formula metas de aprendizagem para as diferentes faixas etárias, assim como referências metodológicas e didáticas para promover, fortalecer ou redirecionar práticas em curso. O material tem como público-alvo gestores e educadores de programas socioeducativos e foi desenvolvido pelo CENPEC em colaboração com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS), em parceria com a Fundação Itaú Social, a Supervisão de Assistência Social das Subprefeituras (SAS), trabalhadores dos Núcleos Socioeducativos, ONGs e assessores externos, por meio de oficinas e leituras críticas.
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