Comunidades virtuais

-

Comunidades virtuais

V. 5 da Coleção EducaRede - CENPEC, Fundação Telefônica

O volume 5 da coleção EducaRede analisa o potencial dos ambientes colaborativos na internet para o ensino-aprendizagem. No atual contexto da cibercultura, as escolas não podem ficar alheias ao avanço das redes de informação e comunicação presentes na web. É fundamental refletir sobre os caminhos de uma educação dialogada e de qualidade, que tem a internet como aliada.

Nesse cenário, as comunidades virtuais podem favorecer a produção de conhecimento nas relações entre professor-aluno e aluno-aluno. Além de apresentar uma nova ferramenta educacional para o professor, esperamos colaborar com as reflexões sobre o uso pedagógico da internet, contribuindo para a melhoria da educação pública brasileira.

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA; CENPEC; FUNDAÇÃO VANZOLINI; TERRA NETWORKS.  Comunidades virtuais: aprendizagem em rede. São Paulo, 2006.
(Coleção EducaRede, v. 5.)

Clique aqui para baixar o arquivo


Sobre o Portal EducaRede

A qualidade da educação é construída por muitas mãos.

Parceria: Fundação Telefônica, CENPEC, Fundação Vanzolini e Terra Networks 
Período: 2002 a 2011
Objetivo
O portal educativo EducaRede é uma iniciativa desenvolvida em todos os países em que a Fundação Telefônica opera. No Brasil, o EducaRede promoveu pesquisas, desenvolveu sistemas e metodologias, produziu conteúdos e projetos pedagógicos que visavam contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública por meio do uso da internet no ensino-aprendizagem.

A coleção EducaRede, composta por cinco livros, é dirigida a educadores e pesquisadores atentos aos desafios trazidos pela internet à educação. Sua publicação marca os cinco anos de atuação do projeto no Brasil.