Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital

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Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital

Fascículo 1 da Coleção Ensinar e aprender no mundo digital

O primeiro fascículo da Coleção Ensinar e aprender no mundo digital apresenta fundamentos para prática pedagógica na cultura digital. Ao longo do texto, são definidos alguns termos e conceitos centrais na temática abordada, como: a expressão cultura digital:

Cultura digital é um conceito novo. Parte da ideia de que a revolução das tecnologias digitais é, em essência, cultural. O que está implicado aqui é que o uso de tecnologia digital muda os comportamentos. O uso pleno da Internet e do software livre cria fantásticas possibilidades de democratizar os acessos à informação e ao conhecimento.”

Além de conceituações, reunidas em um glossário ao final do fascículo, o leitor tem à disposição, na seção Referências, uma lista de publicações, sites, vídeos e podcast para ampliar seu repertório sobre cultura digital.

O material pode ser lido linearmente como uma publicação impressa, mas também dispõe de alguns recursos de leitura interativa, como sumário interativo e “migalha” (do inglês “breadcrumb trails”, “caminho de migalha de pão”), no alto da página, para navegar pela estrutura dos capítulos.

CENPEC. Coleção Ensinar e aprender no mundo digital. São Paulo, 2011.  (V.1: Fundamentos para a prática pedagógica na cultura digital.)


Sobre a coleção Ensinar e aprender no mundo digital

Produzido pelo CENPEC em 2011, este material traz propostas didáticas para incorporar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) ao currículo escolar com base em uma abordagem interdisciplinar.

Entre os objetivos do material, estão:
• aproximar a cultura digital e o currículo escolar, tendo como interlocutores e parceiros os gestores, os professores e os alunos;
• contextualizar a cultura digital contemporânea;
• fomentar ações e reflexões entre os educadores acerca do que as tecnologias digitais representam no cotidiano de todos, educadores e alunos;
• refletir sobre a necessidade e as possibilidades de inserção das TIC no universo da escola e suas implicações para o currículo escolar, considerando-as nas esferas social, humana e conceitual.

Os fascículos organizam-se em quatro eixos temáticos − Arte e Cultura; Sujeitos, Espaços e Meio Ambiente; Línguas e Linguagens; e Resolução de Problemas – que estão metodologicamente alinhados entre si e trabalham com o conjunto de habilidades básicas necessárias para ensinar e aprender na internet: pesquisar, comunicar-se, publicar e trabalhar utilizando a internet como instrumento e suporte.

Sem a pretensão de esgotar a temática e as possibilidades que se abrem ao ensino e à aprendizagem com a presença das TIC na escola, esta coleção tem como finalidade servir como ponto de partida para a construção coletiva e colaborativa de um conjunto de ações didáticas que possam ser usadas por qualquer professor do Ensino Fundamental II que busque ampliar as possibilidades de um currículo escolar apoiado nas TIC. Para isso, indica outras fontes de pesquisa sobre tecnologias e currículo no mundo digital para que o educador amplie seu repertório e aprofunde seus estudos a respeito.