Artes do festejar e brincar

-

Artes do festejar e brincar

Caderno 6 da Coleção Amigos da Escola: A arte é de todos. CENPEC, Rede Globo, 2001.
Casal de brincantes
Ilustração interna do caderno

Folia de reis, tambor de crioula, maracatu, ciranda, bumba-meu-boi, samba… As festas, os folguedos e as brincadeiras tradicionais brasileiras integram nosso repertório cultural e constroem nossa identidade como povo. Em seu bojo, trazem costumes, formas de brincar, receitas culinárias, cantigas, danças, ditos e muitos outros saberes e práticas que ganham sentido e sabor no cotidiano das comunidades onde nasceram e se enraizaram.

O Caderno 6 da Coleção Amigos da Escola conta o que é festa, folguedo e brincadeira, possibilitando ao leitor ampliar seu conhecimento sobre algumas dessas manifestações folclóricas. Na escola, o festejar e o brincar podem trazer ensinamentos preciosos às crianças e jovens, conferindo ao dia a dia escolar movimento, riso e aprendizagem.

CENPEC; REDE GLOBO. Artes do festejar e do brincar. São Paulo/Rio de Janeiro, 2001. (Coleção Amigos da Escola: A arte é de todos, Caderno 6.)


Sobre a coleção

A arte é de todos é a segunda coleção do Projeto Amigos da Escola. A publicação, uma parceria entre o CENPEC e a Rede Globo (2001), pretende contribuir para o fortalecimento da presença da cultura e da arte brasileira nas unidades escolares, aproximando o estabelecimento de ensino da comunidade por meio de diferentes modalidades artísticas.


Veja também:

Artes do povo (Caderno 5 da Coleção Amigos da Escola)