Caderno 4: Relatos de práticas pedagógicas

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Caderno 4: Relatos de práticas pedagógicas

Coleção Currículo em Debate: reorientação curricular do 6º ao 9º ano

O último caderno da coleção Currículo em Debate apresenta relatos de experiências, desenvolvidas nas escolas da rede pública de Goiás, que articulam conhecimentos curriculares das áreas a práticas sociais locais e culturas juvenis.

Tais experiências, inovadoras e inclusivas, contribuem para reduzir os índices de evasão e repetência escolares, bem como para garantir a aprendizagem significativa de todos e todas.

CENPEC; Secretaria do Estado da Educação de Goiás. Relatos de práticas pedagógicas. Goiânia, 2005. (Coleção Currículo em Debate: reorientação curricular do 6º ao 9º ano, Caderno 4.)

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Sobre Currículo em Debate

A qualidade da educação é construída por muitas mãos.

Parceria: CENPEC / Secretaria de Educação do Estado de Goiás / Universidades locais
Período: 2004 a 2006 
Objetivo:
Esta coleção documenta a reorientação curricular do ensino fundamental do 6º ao 9º ano das escolas públicas do estado de Goiás desenvolvido de 2004 a 2006. A produção contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, de universidades locais e do Cenpec, numa atuação conjunta e integrada.

Este processo participativo, que apresenta como perspectiva a ampliação do direito à educação, se propôs a elevar os níveis de acesso e terminalidade no Ensino Fundamental e a reorientar o currículo tornando-o cada vez mais um instrumento de emancipação dos adolescentes e jovens que frequentam as escolas públicas.

Privilegia-se a discussão sobre:
• a necessária relação entre o currículo e as práticas culturais presentes nas localidades onde estes jovens estão inseridos;
• a contribuição dos conhecimentos das diferentes áreas que compõem o currículo escolar para a compreensão mais elaborada do mundo;
• a importância das práticas de leitura e produção de textos, desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento para ampliação dos níveis de letramento dos alunos, visando à sua inserção social como cidadãos.