Caderno 3: Currículo e práticas culturais

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Caderno 3: Currículo e práticas culturais

Coleção Currículo em Debate: reorientação curricular do 6º ao 9º ano
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No terceiro caderno da coleção Currículo em Debate, se adensa a discussão sobre os fundamentos da reorientação curricular. Os textos discutem a relação entre a escola, a comunidade local e as culturas juvenis.

O material apresenta o resultado de uma sondagem feita pelas escolas junto a pais, alunos, educadores e pessoas representativas das regiões sobre questões presentes na vida dos jovens e da região que eles julgam importantes para serem trabalhadas curricularmente pela escola.

O tema letramento é discutido na perspectiva teórica, trazendo uma reflexão sobre como professores de diferentes disciplinas podem trabalhar com a leitura e a produção de textos verbais e não verbais.

Os textos sobre as concepções das áreas do conhecimento contêm um pequeno histórico da área, seu objeto de estudo, seus objetivos no ensino fundamental, sua metodologia e avaliação.

CENPEC; Secretaria do Estado da Educação de Goiás. Currículo e práticas culturais: as áreas do conhecimento. Goiânia, 2005. (Coleção Currículo em Debate: reorientação curricular do 6º ao 9º ano, Caderno 3.)

Clique aqui para baixar o arquivo.


Sobre Currículo em Debate

A qualidade da educação é construída por muitas mãos.

Parceria: CENPEC / Secretaria de Educação do Estado de Goiás / Universidades locais
Período: 2004 a 2006 
Objetivo:
Esta coleção documenta a reorientação curricular do ensino fundamental do 6º ao 9º ano das escolas públicas do estado de Goiás desenvolvido de 2004 a 2006. A produção contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, de universidades locais e do Cenpec, numa atuação conjunta e integrada.

Este processo participativo, que apresenta como perspectiva a ampliação do direito à educação, se propôs a elevar os níveis de acesso e terminalidade no Ensino Fundamental e a reorientar o currículo tornando-o cada vez mais um instrumento de emancipação dos adolescentes e jovens que frequentam as escolas públicas.

Privilegia-se a discussão sobre:
• a necessária relação entre o currículo e as práticas culturais presentes nas localidades onde estes jovens estão inseridos;
• a contribuição dos conhecimentos das diferentes áreas que compõem o currículo escolar para a compreensão mais elaborada do mundo;
• a importância das práticas de leitura e produção de textos, desenvolvidas em todas as áreas do conhecimento para ampliação dos níveis de letramento dos alunos, visando à sua inserção social como cidadãos.