Curso do programa Escrevendo o Futuro é destaque em artigo científico

Caminhos da Escrita foi analisado na revista Muitas Vozes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Inscrições abrem nesta quinta (21).

Oferecido pelo programa Escrevendo o Futuro, o curso on-line Caminhos da Escrita foi destaque no artigo “Práticas colaborativas de escrita via internet em formação continuada de professores: o papel do leitor-autor”, assinado por Sandro Luis Silva, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e Adriana Silvia Vieira (foto), mestre em Letras pela Unifesp e coordenadora de tecnologias digitais do CENPEC.

Publicado na revista Muitas Vozes, do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), o artigo discute a possibilidade trazida pela internet de uma mesma pessoa exercer os papéis de autor e de leitor, com foco na ferramenta digital wiki, cujo produto mais conhecido é a Wikipédia.

A partir daí, são analisados comentários produzidos na ferramenta wiki em uma atividade de escrita de um projeto coletivo, realizada por três professores que participaram do Caminhos da Escrita em 2015. O curso abre inscrições para uma nova turma nesta quinta.

 

 

Novas vagas

Caminhos da Escrita é um curso gratuito e mediado, com o objetivo de proporcionar reflexão sobre as práticas de letramento como práticas culturais vinculadas a esferas da vida social. A partir dessa reflexão, constrói-se um projeto de práticas de letramento para ser realizado em sala de aula.

O curso é destinado a professores de língua portuguesa do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio de escolas públicas de todo o País, mas docentes de outros níveis de ensino com interesse em projetos de escrita são também bem-vindos.

Nesta quinta-feira (21/03), serão oferecidas 600 vagas em dois momentos: às 10h e às 14h, no horário de Brasília. Os interessados devem fazer a inscrição exclusivamente pelo portal Escrevendo o Futuro.

 

 

O programa Escrevendo o Futuro e a Olimpíada de Língua Portuguesa atuam em conjunto para desenvolver ações de formação de professores, com o objetivo de contribuir para o ensino da língua portuguesa no País. A Olimpíada, concurso de produção de textos, também está acontecendo em 2019, com inscrições abertas até 30/04.

 

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */