Filme discute educação, política e cidadania, a partir de eleição estudantil

Alice Riff, diretora do longa-metragem Eleições, e Alexandre Isaac, do CENPEC, debatem as implicações para as políticas voltadas às juventudes

POR JOÃO MARINHO | 19/02/2019

Como se forma o cidadão político dentro da escola? Que papel a instituição e os educadores têm desempenhado no exercício da cidadania pelos jovens? Que recados a juventude tem dado no sentido de repensar políticas públicas e práticas pedagógicas? Reflexões como essas aparecem em Eleições, longa-metragem dirigido por Alice Riff que estreia em março nos cinemas nacionais.

O filme foi produzido a partir da imersão de Riff, que também é cientista social, na rotina da Escola Estadual Alarico Silveira Doutor, no bairro da Barra Funda, em São Paulo, e mostra como as eleições do grêmio estudantil da escola influenciam as vidas e relações sociais dos alunos, da mesma forma que, no universo macro, o pleito de 2018 alterou a atmosfera do País.

Eleições está disponível também na plataforma VIDEOCAMP, especialmente para as cidades que não contarem com a estreia nas salas convenciais. Assista ao teaser.

Juventude e potência

Alexandre Isaac, assessor de relações institucionais do CENPEC, comentou sobre a temática político-pedagógica de Eleições. Foto: Reprodução/E&P.

No último sábado (16), a diretora Alice Riff foi entrevistada pela Rádio CBN, no programa Revista Responde, com Petria Chaves, e falou sobre a ideia de abordar no filme os jovens que são sub-representados politicamente, como negros e LGBTs.

A conversa contou também com a presença de Alexandre Isaac, especialista em Educação e assessor de relações institucionais do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, para comentar sobre a mensagem transmitida pelo longa-metragem. “Existe uma percepção nas políticas públicas e mesmo nas propostas pedagógicas de que, em projetos com adolescentes e jovens, eles são vistos […], via de regra, como um problema. Essa é uma percepção muito equivocada que não compreende a força e a potência que existem nessa fase da vida”, diz Isaac.

 

 Confira o áudio do programa na Rádio CBN.

 

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */