CENPEC participa de debate sobre ensino da cultura afro

Sexta edição da FlinkSampa contou com a participação da gerente de projetos Beatriz Cortese na Faculdade Zumbi dos Palmares

POR REDAÇÃO | 22/11/2018

Beatriz Cortese (à dir.), do CENPEC, e Telma Cézar da Silva Martins na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo/SP. Clique para ampliar.

Realizada de 19 a 21 de novembro na Faculdade Zumbi dos Palmares, em São Paulo/SP, a 6ª FlinkSampa – Festa do Conhecimento,  Literatura  e Cultura Negra contou com a participação do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

Na última terça-feira (20), Dia da Consciência Negra, a gerente de projetos Beatriz Cortese compartilhou uma mesa de debates no auditório da Zumbi dos Palmares com a professora Telma Cézar da Silva Martins, coordenadora do curso de pedagogia da instituição, com o tema ensino da cultura afro e a presença de estudantes do Ensino Médio.

“Você sabia que há doenças típicas da raça negra, como a anemia falciforme? Então, é preciso ter esse olhar ao exercer essa profissão. Assim como a psicóloga vai ter de observar a questão do preconceito e o advogado, a dos direitos humanos. Claro que direitos humanos são para todos, mas os negros são mais privados deles”, pontuou Martins para os estudantes, ao falar das diferentes profissões e da necessidade de levar em conta as especificidades da população negra, independentemente da área escolham para atuar.

“No ano que vem, vamos fazer um grande movimento de inclusão da cultura afro no currículo de todas as escolas do Brasil”, disse Beatriz Cortese, em referência à Lei n.º 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nos Ensino Fundamental e Médio. “Para que a lei seja cumprida, precisamos nos unir”, complementou Cortese, reforçando a necessidade de mobilização.

Os eventos realizados na 6ª FlinkSampa, bem como as edições anteriores, podem ser consultados no site oficial, onde posteriormente serão divulgadas as informações para o evento do próximo ano.

Fotos: Patricia Ribeiro/Reprodução. Com a colaboração do site oficial FlinkSampa.

Compartilhar:

/* ]]> */