Confira o Boletim Educação & Equidade n.º 9 e mais uma edição dos Cadernos CENPEC

POR REDAÇÃO | 22/11/2018

Duas publicações na área de pesquisas do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária acabam de ser lançadas. A primeira é o Boletim Educação & Equidade número 9, com os achados da pesquisa Equidade e políticas de melhoria da qualidade da educação: o caso do Acre. Realizado com apoio da Fundação Tide Setubal, o estudo analisa as políticas de educação no estado entre 1999 e 2011. A pesquisa qualitativa, realizada por meio de 12 entrevistas em Brasília e Rio Branco com gestores, técnicos e professores da Secretaria Estadual de Educação, buscou apreender as principais características das políticas educacionais do Acre. Cinco elementos foram identificados: racionalização da gestão; garantia das condições básicas de funcionamento das escolas; fortalecimento dos processos pedagógicos; iniciativas para atender à diversidade e fortalecer as identidades; e processos de negociação.

A segunda publicação são os Cadernos CENPEC v. 8, n. 1 (2018), com o tema Educação matemática. Nove artigos escritos por 28 pesquisadores lançam luzes sobre o ensino da disciplina sob diferentes perspectivas: análise de dissertações e teses centradas no professor que ensina matemática; mapeamento de livros no ensino da matemática inclusiva; análise de estratégias de ensino da disciplina em sala de aula; entendimentos de professores sobre os conceitos de quantidade, unidade e grandeza; impactos da avaliação externa no ensino de matemática em uma escola do estado de Ceará; alfabetização estatística e probabilística; jogos matemáticos na formação de professores indígenas; possibilidade de inserção de atividades de extensão universitária no currículo de um curso de licenciatura em Matemática; e as potencialidades da programação Scratch no ensino de figuras planas. A edição traz ainda uma entrevista com Maria Amabile Mansutti, professora de matemática e diretora de tecnologias educacionais do CENPEC.

Confira.

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */