Você conhece os termos mais comuns utilizados na Educação?

PNE, BNCC, gestão democrática. Agora você finalmente vai descobrir o significado de vários jargões que aparecem em notícias sobre Educação. Confira!

FUNDAÇÃO TELEFÔNICA BRASIL | 23/10/2018

Educação está em alta. Segundo uma pesquisa recente do Datafolha feita com mais de duas mil pessoas de 129 municípios do Brasil, 80% dos brasileiros afirmam ter muito interesse em reportagens e notícias sobre o tema. No ranking dos interesses da população, pertecentes a todas as classes sociais, o assunto ficou a frente de saúde (78%), cultura (54%) e economia (45%). Ao mesmo tempo, nem sempre fica claro para o público o significado dos termos sobre educação.

“A percepção da importância da educação acompanhou o maior espaço (e qualidade) que a mídia passou a dedicar ao tema nos últimos tempos”, avalia Anna Helena Altenfelder, presidente do Conselho de Administração do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária.

A ótima notícia, porém, vem com esse alerta de que é preciso estender o debate educacional para a maior parte da população. “Educação é um campo hermético. Às vezes nos expressamos por siglas como se elas fossem de conhecimento de todos, ou com termos muito conceituais e próprios de quem está no campo. Nós, educadores, também temos que pensar em como estamos nos comunicando”, afirma a especialista.

Para que não reste mais dúvidas no significado de “inovação educativa” ou “BNCC”, resolvemos explicar estes e outros termos sobre educação que frequentemente aparecem em notícias. Confira e aproveite para salvar essa matéria nos seus favoritos para que ela seja uma fonte rápida de consulta.

+ Leia a íntegra da reportagem no site da Fundação Telefônica

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */