Professor livre educa melhor!

No mês dos professores, CENPEC lança campanha para valorizar os docentes e sua liberdade de ensinar. Confira os novos conteúdos!

POR JOÃO MARINHO | 16/10/2018 [ATUALIZADO EM 26/10/2018, COM EDUCAÇÃO&PARTICIPAÇÃO]

O CENPEC lançou ontem, 15/10, a campanha #ProfessorLivreEducaMelhor nas redes sociais, com o objetivo de valorizar a autonomia dos professores.

Até o final de outubro, convidamos todos os profissionais da área a compartilharem uma experiência ou atividade realizada na sala de aula ou outros espaços que tenha abordado o respeito às diferenças entre os alunos (étnicas, religiosas, raciais etc.) e promovido a reflexão em favor de uma Educação para todos.

Para participar, é fácil: basta usar a hashtag #ProfessorLivreEducaMelhor e contar o que aconteceu nos comentários em nossa página no Facebook. Também é possível participar pelo Twitter, com a mesma hashtag.

“Tive algumas experiências interessantes […] em escolas que recebiam muitos imigrantes, nordestinos, uma população japonesa intensa… e havia problemas de como essas diferenças causavam bullying na sala de aula. Como eu era professora de geografia, tinha mais de um pretexto para interromper minha programação e fazer uma pesquisa-ação para cada aluno ir em busca de elementos de sua origem. A partir daí, essa classe se desenvolveu muito bem”, conta Regina Estima, professora aposentada com 40 anos de experiência nas redes públicas estadual e municipal de São Paulo. Assista ao vídeo.

Já Michelle Nunes da Silva, professora de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) em Manaus/AM, contou, no Facebook, a experiência de uma oficina com famílias na Educação Infantil: “As mães participaram de uma tarde de brincadeira com água na qual foi abordada a questão da exploração sexual e o trabalho infantil”.

Não para por aí. Para dar suporte aos professores que assumem o desafio de educar respeitando as diferenças e estimulando o diálogo frente à diversidade que caracteriza o Brasil, o Portal CENPEC traz oficinas, artigos, vídeos e relatos de nossos diferentes projetos, que serão atualizados periodicamente nesta página durante todo o mês de outubro.

Participe, consulte os materiais e compartilhe a hashtag e a campanha na sua timeline e no Twitter. Porque professor livre ensina melhor. Sempre.


Confira, a seguir, conteúdos selecionados na Plataforma do Letramento para trabalhar o diálogo e respeito às diferenças entre seus alunos.

Confira, a seguir, conteúdos selecionados na plataforma Educação&Participação para trabalhar o diálogo e respeito às diferenças entre seus alunos.

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */