> Mitos, sustos, lendas e folclores - Cenpec
















Mitos, sustos, lendas e folclores

Plataforma Educação&Participação seleciona materiais educativos para o Dia das Bruxas

EDUCAÇÃO&PARTICIPAÇÃO | 30/10/2018

A festa do Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma tradição que remonta aos antigos festivais de colheita da cultura celta e que posteriormente foi assimilada pela cultura cristã. Ganhou, assim, sentido de celebração dos santos (devido à proximidade do Dia de Todos os Santos) e também de memória a todos aqueles que se já se foram.

A festa celebrada em 31 de outubro tem, portanto, cunho sincrético, ou seja, caracteriza-se pela fusão de diferentes cultos ou doutrinas religiosas, e é realizada por diferentes culturas em todo o planeta. Nesse dia, crianças e adultos se fantasiam de personagens assombrosos, realizam festas e brincadeiras como “gostosura ou travessura” e decoram casas e ruas com o tema do mundo dos mortos.

Para associar a ideia do Dia das Bruxas aos princípios da educação integral, a plataforma Educação&Participação selecionou algumas sugestões de oficinas, jogos, brincadeiras e artigos que trabalham a importância do brincar, além de personagens lendários de nosso próprio folclore. Também há dicas de oficinas a serem desenvolvidas coletivamente com crianças, adolescentes e jovens em espaços educativos.

+ Confira na plataforma Educação&Participação

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */