Prêmio Respostas para o Amanhã divulga os vencedores nacionais da 5ª Edição

Prêmio Respostas para o Amanhã divulga os vencedores nacionais da 5ª Edição

Três projetos, de Cascavel/CE, Osório/RS e Salgueiro/PE, foram selecionados. Vitória/ES recebeu Menção Honrosa. Também foram divulgados os vencedores do Júri Popular

O Prêmio Respostas para o Amanhã, iniciativa da Samsung com coordenação geral do CENPEC, divulgou hoje, 26/9, a lista dos vencedores nacionais de sua 5ª Edição.

Foram mais de 1 mil inscritos na edição e 25 vencedores na etapa regional. Já os vencedores nacionais divulgados hoje e escolhidos por uma Comissão Julgadora foram três projetos desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de escolas dos municípios de Cascavel/CE, Osório/RS e Salgueiro/PE. Um quarto projeto, reconhecido como Menção Honrosa, foi desenvolvido por estudantes de Vitória/ES.

Também foram divulgados os cinco vencedores do Júri Popular, escolhidos a partir de uma votação aberta que se encerrou na última segunda-feira, 17/9, representando cada região do País.

 

“As propostas inscritas nessa edição trouxeram grandes contribuições para a formação dos jovens comprometidos com os princípios de sustentabilidade, e ainda buscaram melhorias das condições de vida de suas comunidades. A escolha não foi fácil, mas é um orgulho enorme podermos anunciar os vencedores e esperamos que a iniciativa continue incentivando professores e alunos por todo o país”, afirma Isabel Costa, gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

Para Mônica Gardelli Franco, diretora-executiva do CENPEC, “os projetos premiados mostram como é possível trabalhar propostas curriculares que promovam o protagonismo dos jovens, as aprendizagens significativas e o diálogo com as realidades locais a partir da educação pública. No momento em que o País discute como implementar uma reforma do Ensino Médio e os desafios para a etapa, reconhecer e valorizar essas iniciativas é reconhecer e valorizar a qualidade e o potencial das escolas públicas”.

No site oficial do Prêmio Respostas para o Amanhã, foram divulgados os vídeos dos projetos. Além dos notebooks recebidos por cada escola por vencerem a etapa regional do Prêmio, os alunos e professores envolvidos nos três projetos vencedores também foram contemplados com uma viagem de intercâmbio científico-cultural. Eles viajam para São Paulo para visitar centros de pesquisas, espaços culturais e participarão de oficinas educacionais na cidade.

Edições Anteriores

Desde 2014, mais de cinco mil projetos de todo o Brasil, que envolveram cerca de 150 mil estudantes de Norte a Sul do país, já foram inscritos no Prêmio Respostas para o Amanhã. Nas edições anteriores, foram premiadas iniciativas com foco em questões socioambientais e sustentáveis.

Neste ano, um dos destaques foi a diversidade de temáticas e propostas criativas apresentadas pelos estudantes focadas em educação e preservação do meio ambiente. Ao total, concorreram mais de 1 mil projetos inscritos e 46 mil estudantes de todo o Brasil.

O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. O programa conta com a parceria da Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil), da Rede Latino-Americana pela Educação (Reduca), da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e também com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Compartilhar:

1 Comment

  1. Prêmio Respostas para o Amanhã é lançado na USP - Cenpec
    Prêmio Respostas para o Amanhã é lançado na USP - Cenpec03-23-2019

    […] de Osório, no Rio Grande do Sul, foi uma das que receberam esse legado. Um dos vencedores da 5ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, o projeto “Estudo sobre o BCA: biossorvente da casca de arroz para remoção de metais da água […]

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */