CENPEC, Ação Educativa e CEDAP debatem passado e futuro das ações socioeducativas na Fundação CASA

O CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, em parceria com a Ação Educativa e CEDAP, organiza o seminário Dez anos de arte-educação no contexto da privação de liberdade. O simpósio apresenta diversas vertentes sobre oficinas educativas e culturais para adolescentes e jovens em privação de liberdade, no dia 27/07, em São Paulo. O evento integra a Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular, promovida pela Ação Educativa.

Ao longo dos últimos 10 anos, as três instituições acumularam vasto repertório sobre ações de arte e cultura desenvolvidas diretamente com adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, na Fundação CASA, em São Paulo. No evento, pretendem socializá-lo com um público formado principalmente por educadores e educadoras que trabalham junto a esse público.

Além de compartilhar a experiência adquirida na última década a partir do desenvolvimento do projeto Educação com Arte, o CENPEC também participa de um debate sobre o futuro das oficinas na Fundação CASA: como será trabalhar na perspectiva da garantia do direito à educação e cultura pelos próximos 10 anos?

O evento também contará com rodas de diálogo. Os educadores que trabalham diretamente com os jovens e adolescentes pelas três instituições foram convidados para desenvolverem ações formativas junto ao público presente no evento, com diferentes temáticas.

Confira a participação do CENPEC no seminário:

27/07 - 10h30
Mesa - 10 anos passados: Arte naquela casa 
Maria Amabile Mansutti - Diretoria de Tecnologias Educacionais

"Pretendo falar sobre a experiência do CENPEC no desenvolvimento do Projeto Educação Com Arte: oficinas culturais, o que nos levou a querer desenvolver esse projeto, os desafios enfrentados na sua realização e as nossas expectativas para o futuro." 

27/07 - 17h00
Plenária - Como serão os próximos anos?
Marília Rovaron - Coordenadora do Projeto Educação com Arte: oficinas culturais 

"Avaliar nossa prática nestes 10 anos permite identificar avanços no trabalho cotidiano e, principalmente, os pontos que não conseguimos alcançar. Trata-se, portanto, de fortalecer o trabalho dos profissionais que atuam com jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, para que nossa prática seja cada vez mais próxima de nossa teoria, garantindo a esses meninos e meninas possibilidades de vislumbrar trajetórias fora do campo das ilegalidades." 

 

 Conheça algumas produções do CENPEC sobre o projeto Educação com Arte:
  
• Audiovisual – Os Visitantes da Casa
 
Documentário realizado coletivamente e centrado nos encontros semanais de formação. Os arte-educadores narram suas vivências no interior da instituição e falam das questões e reflexões que esse trabalho lhes suscita, especialmente por lidar com jovens em conflito com a lei e sob tutela do Estado.

 
 • Audiovisual – Meninos de Palavra
 
Documentário realizado pela Plataforma do Letramento em parceria com o Projeto Educação com Arte, ambos projetos coordenados pelo CENPEC, mostra o trabalho das oficinas de arte e cultura desenvolvido com adolescentes em privação de liberdade. O enfoque são as ações de letramento presentes nas diversas oficinas.

 

• Publicação em PDF – A Voz dos Meninos
 
Para este estudo foram definidos três aspectos importantes que podem contribuir para entender melhor o adolescente privado de liberdade:

•  Percepção que os adolescentes possuem sobre as atividades de cultura e arte oferecidas pelo projeto;

• Autoimagem dos adolescentes;

•  Projeção que o adolescente tem do mundo fora da unidade.

meninos-palavra
 
 

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */