Evento gratuito na Bett Educar 2018 discute experiências de aprendizagem solidária

Evento gratuito na Bett Educar 2018 discute experiências de aprendizagem solidária

Como promover iniciativas de uma educação significativa para estudantes, professores, famílias e comunidades? Para apoiar os diferentes atores educacionais nesse desafio permanente, a Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária promove o workshop “Currículo em Ação: experiências de aprendizagem solidária” nesta quinta-feira (10), das 14h às 16h, durante a 24ª Bett Educar, em São Paulo (SP). A atividade é gratuita e para participar basta se cadastrar como visitante em www.bettbrasileducar.com.br.

Para debater princípios e práticas de aprendizagem capazes de articular os currículos escolares às demandas juvenis e às realidades locais e globais, um dos princípios promovidos pela Rede, a atividade contará com a presença de Cláudia Laloni, coordenadora de relacionamento do Instituto Singularidades; Kátia Gonçalves Mori, da Mori Educação; Mônica Gardelli Franco, superintendente do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária; Sofia Carvalho, do Movimento Futuro; Telma Teixeira da Silva, gerente de projetos da OEI – Organização dos Estados Ibero-Americanos Brasil e de jovens estudantes de ensino fundamental e médio.

Com mediação de Antonieta Megale, do Instituto Singularidades, as debatedoras e os participantes poderão interagir a partir de relatos de experiências de projetos que educacionais desenvolvidos em escolas públicas e privadas com protagonismo e a participação dos jovens em todas as etapas, e a articulação de currículos e saberes para o exercício da cidadania, a ação solidária e o mundo do trabalho.

É o caso, por exemplo, do projeto Meu Skate Minha Vida, realizado em parceria por jovens de escolas públicas e privadas da região metropolitana de São Paulo com apoio do Movimento Futuro. Outra experiência que será apresentada é o projeto de criação do aplicativo Coleta de Lixo, idealizado por alunas e professores da EMEF José Alcantara Machado, na zona Sul de São Paulo, que queriam encontrar uma solução para o acúmulo de lixo no território em que a escola se localiza.

Aprendizagem solidária

O conceito de aprendizagem surgiu na Argentina, no início dos anos 2000, como resposta de parte da sociedade às questões colocadas pela crise econômica e social vivida naquele país. Os argentinos buscaram apoio nos referenciais sobre educação da Unesco e do Fórum Econômico Mundial, para garantir múltiplas formas de letramento e de desenvolvimento de competências e habilidades, em diferentes espaços de aprendizagem.

Desde então, desenvolveram-se projetos educacionais em várias partes do mundo, centrados nos sujeitos e nos princípios de aprendizagem por projetos, resolução de problemas e cidadania ativa e solidária. Hoje, uma rede internacional de mais de 90 organismos governamentais, universidades e organizações da sociedade civil atua com o conceito de aprendizagem solidária, na América Latina, América do Norte e Espanha.

No Brasil, a rede está em fase inicial de construção, aberta a organizações e iniciativas que queiram tornar-se membros. A iniciativa é liderada pelo CENPEC, em articulação com o CLAYSS – Centro Latino-Americano de Aprendizagem e Serviço Solidário, com apoio da Rede Ibero-Americana de Aprendizagem-Serviço e tem participação da Associação Cidade Escola Aprendiz, Colégio Elvira Brandão, Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, do Instituto Aliança, Instituto Cidade Nova, Instituto Noa, Instituto Singularidades, Instituto Unibanco, AlfaSol, Instituto Querô, Mori Educação, Movimento Futuro, OEI, SESC Nacional, Sociedade Movimento Dos Focolari e UNISOL Brasil – Central de Cooperativas e Empreendimentos Solidários.

Sobre a Bett Educar

Em sua 24 edição, a feira Bett Educar é um dos principais eventos de educação do país e neste ano acontece entre os dias 8 e 11 de maio de 2018. Com o compromisso de contribuir para a transformação da educação, o Congresso Bett Educar 2018, terá como tema a implementação de duas importantes políticas educacionais: a Base Nacional Curricular Comum e a Reforma do Ensino. Mais informações e inscrições em www.bettbrasileducar.com.br.

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */