Documentário reflete sobre a ação de arte-educadores na Fundação Casa

Documentário reflete sobre a ação de arte-educadores na Fundação Casa

Quais são os impasses, as reflexões e os conflitos dos arte-educadores que atuam dentro de uma das instituições de privação de liberdade mais complexas do país?  

A reflexão de profissionais que desenvolvem atividades voltadas para experimentação artística e cultural na Fundação Casa, pelo projeto Educação com Arte: Oficinas Culturais, do CENPEC, é o fio condutor do filme Os Visitantes da Casa.

No documentário, realizado coletivamente e centrado nos encontros de formação semanais dedicados ao debate teórico-prático e à troca de experiências, os arte-educadores narram suas vivências no interior dessa instituição tão complexa; e falam das questões e reflexões que esse trabalho lhes suscita, especialmente por lidar com jovens em conflito com a lei e sob tutela do Estado. Trata-se de, nesse caldeirão de tensões, primordialmente, de educar para a sensibilidade e para a atividade criativa.  A reflexão e os impasses dos profissionais trazem à tona questões caras para o debate sobre medida socioeducativa, educação e arte. O contato estabelecido entre arte-educadores e adolescentes e jovens, por meio das vivências artísticas, possibilita sua escuta e o diálogo entre o cenário educativo. Questões importantes para o debate social acerca da adolescência e juventude, veem a tona como: ensino formal e educação informal, família, pertencimento, lazer, trabalho, sonhos, aspirações e projeções individuais e coletivas.

Após exibição do documentário, será realizada roda de conversa com especialistas sobre o tema e, ao final, haverá encenação de peça Amélia! Com Vaidade pelas adolescentes da oficina de teatro.

Confira o teaser de divulgação de Os Visitantes da Casa.

Data: 08 abril de 2016 – Sexta-feira

Horário: 10 horas

Local: Cine Olido

Endereço: Av. São João, 473

CONVITE-VISITANTES-FINAL

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */