Documentário Os Visitantes da Casa aborda o trabalho de arte-educação desenvolvido na Fundação Casa

Documentário Os Visitantes da Casa aborda o trabalho de arte-educação desenvolvido na Fundação Casa

O cinema da Galeria Olido, no centro da capital paulista, estava repleto de pessoas que foram conferir o lançamento oficial do documentário Os Visitantes da Casa, produção do Cenpec que aborda o trabalho dos arte-educadores do Projeto Educação com Arte junto à jovens de uma das instituições de privação de liberdade mais complexas do país, a Fundação Casa.

Realizado coletivamente e centrado nos encontros de formação semanais dedicados ao debate teórico-prático e à troca de experiências, a produção apresenta a narrativa dos arte-educadores de suas vivências no interior dessa instituição; e falam das questões e reflexões que esse trabalho lhes suscita, especialmente por lidar com jovens em conflito com a lei e sob tutela do Estado. Trata-se de, nesse caldeirão de tensões, primordialmente, de educar para a sensibilidade e para a atividade criativa.  A reflexão e os impasses dos profissionais trazem à tona questões caras para o debate sobre medida socioeducativa, educação e arte.

Na sequência da exibição do documentário, o evento contou com debate sobre a arte-educação, com a participação de Celia Pecci, Rodrigo Medeiros e Rodrigo Pirituba, que atuam como colaboradores do projeto Educação com Arte. Na conversa, eles tocaram em pontos como a valorização do artista educador e o potencial de transformação mútua que este trabalho possibilita. A construção permanente de uma proposta pedagógica também foi abordada no debate que destacou ainda a necessidade de uma articulação mais ampla por parte dos arte-educadores para garantir que os projetos culturais e artísticos possam se tornar políticas públicas e não ações apenas das Organizações da Sociedade Civil.

O evento terminou em grande estilo com a apresentação teatral das meninas do projeto Arte na Casa, promovido pela Ação Educativa em uma das unidades femininas da Fundação Casa. A peça abordou questões de gênero, o machismo na sociedade e a luta da mulher contra esta realidade.

O documentário Os Visitantes da Casa está disponível na íntegra no You Tube.

Confira!

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */