Confira a nova revista Cadernos Cenpec

Confira a nova revista Cadernos Cenpec

Nesta edição, o periódico acadêmico traz artigos de Abdeljalil Akkari, Carla Messias Ribeiro da Silva e Joaquim Dolz

A Coordenação de Estudos e Pesquisas do Cenpec divulgou nesta terça-feira (22/03) a nova edição do periódico acadêmico Cardenos Cenpec.  Este número da Cadernos Cenpec não traz, como de costume, um especial temático. Privilegiou-se desta vez a publicação de artigos que comunicam resultados de pesquisa e sistematizações de ações educacionais em temas variados que buscam propiciar a articulação entre a ação e a pesquisa educacionais (Confira logo abaixo o índice da publicação).

A edição traz o artigo de Abdeljalil Akkari, da Universidade de Genebra, Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais, que contribui com a compreensão da operacionalização da diversidade na educação no país.  Além deste, os pesquisadores Carla Messias, Joaquim Dolz e Dilian da Rocha Cordeiro também integram esse número.

Outro destaque é a entrevista com o professor da Universidade de São Paulo Renato Ortiz, que aborda a noção de diversidade na contemporaneidade, temática de seu último livro, Universalismo e diversidade: contradições da modernidade-mundo, recém-lançado pela editora Boitempo.

Volume 5, Número 1

Artigos

Educação não escolar em contexto de trabalho: indícios para a educação de jovens e adultos, de Leonardo Luiz de Souza Matos, Luis Felipe Soares Serrão, Luiz Henrique Magnani Xavier de Lima, Márcia Rodrigues de Souza Mendonça, Roberto Catelli Jr.

Licenciaturas e educação infantil: desafios para a formação inicial, de Simone Maria de Bastos Nascimento.

As noções de gestos e de agir didático para a formação de professores de línguas: interfaces do trabalho docente, de Carla Messias e Joaquim Dolz.

“Quem gostou da história?” – a compreensão de leitura na educação infantil: possibilidades e desafios, de Dilian da Rocha Cordeiro.

Ler de novo ou ler o novo? Práticas de leitura de crianças na biblioteca pública, de Rafaela Vilela.

Crítica e Sistematização

Construindo a gestão escolar colaborativa: a experiência de um grupo de gestores, de Alexsandro Santos, Hivy Damasio Araújo Mello e Joana Buarque de Gusmão.

Design Thinking: estratégia para estímulo à literatura por alunos e professores,  de Raphael Gregory Bazílio Lopes,                Priscila Barbosa Arantes e Ângela Klain.

Tradução

Educação intercultural no Brasil: entre o conservadorismo e transformações radicais, de Abdeljalil Akkari.

Entrevista

Entrevista com Renato Ortiz – “Porque o mundo é comum, o diverso torna-se importante”.

Resenhas

Revisitando Cohen e Barnes em “Pedagogia e política”, de Elba Siqueira de Sá Barretto.

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */