Base Nacional: os desafios de um currículo para a cidadania

Base Nacional: os desafios de um currículo para a cidadania

Confira a reportagem especial da Plataforma Educação&Participação com pesquisadores, professores, gestores, diretores de escolas e especialistas sobre a necessidade de reforçar o diálogo entre a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e os fundamentos da Educação Integral. O texto aborda quais objetivos de aprendizagem devem ser considerados pelos professores e coordenadores na hora de elaborar o projeto pedagógico da escola e o currículo das aulas da Educação Básica.

Desde março deste ano, professores, alunos, gestores, educadores e interessados na construção da BNCC vêm fazendo uma reflexão para elaborar propostas à consulta pública aberta pelo Ministério da Educação (MEC), que receberá, até março de 2016, sugestões e contribuições da sociedade para a criação da Base.

Faltando cinco dias para se encerrar o prazo do primeiro levantamento da consulta pública, em 15 de dezembro, a plataforma Educação&Participação conversou com pesquisadores, professores, gestores, diretores de escolas e especialistas para saber quais contribuições a Educação Integral pode trazer ao currículo comum em prol do desenvolvimento integral e da promoção da cidadania de crianças adolescentes e jovens. 

Foram entrevistados Letícia Araújo, do Núcleo de Educação Integral do Cenpec; Ocimar Munhoz Alavarse, professor da USP (Universidade de São Paulo); Maria José Reginato, educadora; Júlia Dietrich, do Centro de Referência em Educação Integral; Macaé Evaristo, secretária de Educação do Estado de Minas Gerais; Verônica Branco, professora da UFPR; Ana Elisa Siqueira, diretora da Emef Desembargador Amorim Lima;  Adriana Sperandio, secretária de Educação do município de Vitória (ES); Ítalo Dutra, diretor de Currículos de Educação Integral do MEC. 

Confira a íntegra da reportagem especial, produzida  por João Marinho e Thais Iervolino, da Plataforma.

 

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */