Revista acadêmica francesa Diversité publica artigo científico de pesquisadores do Cenpec sobre  educação e vulnerabilidade social no território

Revista acadêmica francesa Diversité publica artigo científico de pesquisadores do Cenpec sobre educação e vulnerabilidade social no território

Diversite3edição número 181 da revista acadêmica francesa Diversité, publicada no terceiro trimestre deste ano, traz o artigo La vulnerabilité sociale du territoire dans les grands centre urbains brésiliens et l’inégalité scolaire, de autoria de Vanda Ribeiro, Hivy Damasio Araujo Mello e Antônio Augusto Gomes Batista, todos pesquisadores do Cenpec.

Trata-se de um artigo direcionado aos acadêmicos, mas também ao grande público francês interessado em saber, de modo mais aprofundado, sobre temas ligados à educação.  De acordo com Vanda Ribeiro, “o artigo tem por objetivo identificar avanços e limites das pesquisas feitas no Brasil sobre as relações entre a vulnerabilidade social nos territórios das grandes cidades e a produção da desigualdade escolar”.  

O texto procura tratar especificamente das produções da Coordenação de Pesquisa do Cenpec, que tem entre suas linhas de pesquisa o tema Educação e desigualdades socioespaciais em grandes cidades.

Sobre a Diversité 

Criada em 1973, o periódico continua fiel ao seu projeto original: tratar dos problemas urbanos, sociais e educacionais.  O comitê científico da Diversité conta com nomes relevantes da Sociologia da Educação francesa, tais como Agnès van Zanten, diretora de pesquisa do Centro Nacional Pesquisa Científica e professora da Écoles Sciences Politiques, um dos principais centro de  estudos sobre o tema no país; e também Choukri Ben Ayed, sociólogo e professor da Universidade de Limoges, que coordenou o dossiê da edição 181, cujo tema central L’ecole, entre national et local.

Tanto Ben Ayed, quanto  Van Zanten têm sido referências relevantes para as pesquisas  realizadas pelo Cenpec. 

Saiba mais no site da revista Diversité.

Conheça as pesquisas desenvolvidas pelo Cenpec.

 

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */