Interdependência entre escolas de territórios vulneráveis

Interdependência entre escolas de territórios vulneráveis

Este estudo Interdependência entre escolas de territórios vulneráveis é um desdobramento de outra pesquisa Educação em territórios de alta vulnerabilidade –, e tem como objetivo descrever e analisar as redes de relações de interdependência entre escolas públicas de um determinado território vulnerável, caracterizando o tipo de relação que se estabelece e apreendendo seus vínculos com as desigualdades socioespaciais, com a qualidade e a equidade nas redes de ensino.

A rede de interdependência pode ser apreendida analiticamente por meio da análise da movimentação de professores e de alunos entre escolas; e observando a qualidade das oportunidades educacionais (visto por meio de seus determinantes, como gestão, infraestrutura, ensino e clima escolar) de escolas que compõem essa rede, bem como os atributos daqueles que se movimentam. A pesquisa é realizada no distrito de São Miguel Paulista, município de São Paulo, junto às redes municipal e estadual.

Parceiros:EQUIPE
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Parceiros Investidores : Fundo para a Educação do Século XXI e Cnpq.

Pesquisadores do Cenpec: Antônio Augusto Gomes Batista, Hivy Damasio Araújo Mello, Pâmela Félix Freitas, Paula Reis Kasmisrki e Vanda Mendes Ribeiro.

Estagiários Cenpec: Beatriz Marques Teodoro de Lima e Guilherme Zanelato Correa.

Pesquisadores Unifesp: Claudia Lemos Vóvio, Fernanda Marcucci, Thabita Aline Biazon Lopes.

Bolsistas Unifesp: Fernanda Marcucci (2013), Juliana Ribeiro, Karise Cristina (2013), Taila Carvalho, Thabita Aline Biazon Lopes (2013), Wilver Portella (2013), 

► SAIBA MAIS: 

Informe de pesquisas

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