Conheça a Coordenação de Pesquisas

Conheça a Coordenação de Pesquisas

Produção de conhecimento sobre a educação pública com o intuito de contribuir com as políticas públicas e com o cumprimento da missão do Cenpec

Instituída em 2011, a Coordenação de Desenvolvimento de Pesquisas foi criada para produzir conhecimento sobre a educação pública brasileira, contribuir com as políticas educacionais do país e com o aprimoramento dos projetos do Cenpec, subsidiando-o nos debates sobre as políticas públicas de educação.

Guiada pela missão do Cenpec de “Contribuir para a formulação e a implementação de políticas públicas de educação que promovam a equidade e a redução das desigualdades sociais no Brasil”, seus principais interesses de pesquisa recaem na compreensão das várias facetas da produção e enfretamento das desigualdades educacionais e das questões relacionadas à equidade na educação.

A Coordenação conta com financiamento do Fundo para a Educação do Século XXI e possui pesquisas financiadas pela Fapesp e pelo Cnpq.

Equipe

Coordenador

Antônio Augusto Gomes Batistacnpq

Graduado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1985), realizou seus cursos de mestrado (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), onde atuou nos cursos de graduação em Pedagogia e Licenciatura em Letras (1990-2012) e de Pós-Graduação em Educação (1994-2014) Desenvolveu estudos de pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, em Paris. Atuou como visiting scholar na University of Tennessee at Knoxville e como professor visitante na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, no Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, assim professor convidado do Curso de Especialización y Maestria en Lectura y Escritura de la Universidad Nacional de La Plata (2006-2012).

Seus principais interesses de pesquisa se voltam para a construção das desigualdades escolares, especialmente para suas relações com as desigualdades socioespaciais em grandes centros urbanos.

E-mail: antonio.batista@cenpec.org.br

 Pesquisadores

 
 

Hivy Damásio Araújo Mello cnpq

DSC05511Doutora em Sociologia pela Unicamp, mestre em Administração pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Seus principais interesses de pesquisa estão nas áreas de sociologia e educação, sobretudo nos seguintes temas: políticas educacionais; educação e cooperação internacional; desigualdades educacionais; desigualdades socioespaciais em grandes centros urbanos; sociologia da educação.

E-mail: hivy.mello@cenpec.org.br

 
Joana Buarque de Gusmão  cnpq

Foto Joana (2)Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP e graduada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Seus principais interesses de pesquisa estão relacionados às políticas educacionais.

E-mail: joana.buarque@cenpec.org.br

 
Pâmela Felix Freitas cnpq

Foto_Pamela_Pesquisa (2)Doutoranda pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Feusp) é Mestre em Educação pela mesma instituição e licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Seus principais interesses de pesquisa são: políticas educacionais, avaliação educacional, gestão escolar e desigualdade escolar.

E-mail: pamela.freitas@cenpec.org.br

 

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Linhas de pesquisa

Educação e desigualdades socioespaciais em grandes cidades

Educação e desigualdades socioespaciais em grandes cidades Estudos realizados no Brasil e em outros países evidenciaram a existência de vínculos entre o fenômeno urbano de concentração de populações com propriedades sociais similares em determinados territórios e desigualdades de oportunidades educacionais. O fenômeno remete à sobreposição de várias situações de desigualdade tais como precariedade de trabalho e de moradia, dificuldade de acesso a serviços de qualidade, públicos e privados, baixo contato com grupos sociais e instituições que assegure maior coesão social e o intercâmbio cultural. Esta linha de pesquisa pretende, portanto, compreender o vínculo entre desigualdade socioespacial e desigualdade na oferta
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Implementação de políticas educacionais, desigualdade escolar e equidade

Implementação de políticas educacionais, desigualdade escolar e equidade Pesquisadores têm realizado pesquisas que mostram que a ampliação da equidade na escola, no tipo de sociedade em que vivemos, pode se realizar por meio de políticas, mas essas políticas necessitam de determinadas características e modos de implementação. Esta linha de pesquisa estimula a realização de estudos sobre os princípios, o desenho e a implementação de políticas educacionais e sua relação com a produção e o enfrentamento da desigualdade escolar, buscando contribuir para a ampliação dos níveis de equidade na educação brasileira. Desde os anos 1960, a sociologia da educação e estudos
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Currículo

Currículo Nos últimos anos muitos países têm efetivado mudanças curriculares, seja com vistas a ampliar a equidade nos sistemas escolares, seja para contemplar as mudanças vivenciadas pelas sociedades contemporâneas. O recém-aprovado Plano Nacional de Educação estabelece que se defina um currículo nacional comum para o ensino fundamental. Esses e outros elementos de contexto justificam a importância de realizar pesquisas sobre o que se deve incluir nos currículos de educação básica, como se elabora um currículo, que questões políticas estão envolvidas em sua elaboração e implementação, que modelos de currículo têm se configurado no âmbito das políticas educacionais brasileiras e sob
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