Em todo mundo, sociedade civil se organiza em defesa da Agenda 2030

Em todo mundo, sociedade civil se organiza em defesa da Agenda 2030

Milhares de pessoas em mais de 100 países se mobilizaram, em 24 de setembro, para marcar o Dia de Ação Global e a Campanha Ilumina o Caminho, com o objetivo de pressionar os líderes globais a se comprometerem na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que foram aprovados no contexto da Cúpula de Desenvolvimento Sustentável e da 70ª sessão da Assembleia Geral da ONU, que aconteceu entre os dias 25 e 27 de setembro, em Nova Iorque.

No Brasil a mobilização, que foi constituída por ações que chamaram a atenção para a relevância dos ODS para o mundo e demonstrassem a importância de disputar este debate nos países, aconteceu em estados como Bahia, Maranhão, Rio Grande do Sul, Amazonas e Mato Grosso. Em São Paulo as atividades, organizadas pela ABONG, reuniu diversos grupos artísticos e coletivos urbanos que se encontraram no Largo da Batata, zona oeste da cidade, para assegurar a construção de um novo paradigma de desenvolvimento.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) tratam sobre temas como a igualdade de gênero e racial, o combate a pobreza, a equidade, o equilíbrio ambiental, segurança alimentar, direito à educação, entre outros. Estes pontos são conhecidos como Agenda 2030, pois precisam ser cumpridos pelos países, até esta data. O desafio maior é  inserir esta agenda na agenda das instituições públicas e privadas do Brasil e do mundo. Daí a importância da sociedade civil estar unida e articulada em torno destes objetivos.

Confira a íntegra dos ODS. 

Acesse mais imagens da mobilização em São Paulo.

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */