Cadernos Cenpec: edição especial formação de professores

Cadernos Cenpec: edição especial formação de professores

O volume 4, edição número 2, de 2015 da revista Cadernos Cenpec tem a formação de professores como dossiê temático. Assunto importante em todo o mundo, possui grande relevância no atual contexto brasileiro, que ainda precisa superar importantes lacunas nos processos de formação inicial e continuada dos professores.

O desafio é grande. Até 2024, de acordo com a Lei 13.005/14 que institui o PNE (Plano Nacional de Educação), o Brasil precisa assegurar que todos os professores da educação básica tenham formação específica de nível superior, obtida em curso de licenciatura na área de conhecimento em que atuam. Segundo dados do Censo Escolar de 2014, um em cada quatro professores não possui graduação.

Outro desafio diz respeito à formação continuada. O PNE prevê que 50% dos docentes tenham pós-graduação. Em 2014 esse percentual era de apenas 31%.

Confira alguns dos destaques desta edição da Cadernos Cenpec:

  • Entrevistas com Bernardete Gatti: “O que se percebe é que a questão da docência é sempre relegada como se fosse algo menor” e com Ana Teberosky: “O que o professor pode fazer para melhorar a aprendizagem de seus alunos?” ;
  • Tradução de artigos de Lee S. Shulman: Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma e de Linda Darling-Hammond: A importância da formação docente;
  • Relato de Magda Soares sobre a experiência Formação de Rede: uma alternativa de desenvolvimento profissional de alfabetizadores/as, desenvolvida  no município mineiro de Lagoa Santa.

Confira o  índice completo da edição

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */