> I Semin. Intern. Boas Práticas em Gestão Escolar - Cenpec
















I Semin. Intern. Boas Práticas em Gestão Escolar

No próximo mês, o Consed promoverá I Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar, em Brasília.

 

Estabelecer o diálogo para troca de experiências e a reflexão sobre os avanços, dificuldades e desafios da Escola Pública são os estímulos para a realização do I Seminário Internacional de Boas Práticas em Gestão Escolar, nos dias 14 e 15 de agosto de 2014, em Brasília.

O seminário é parte integrante do Prêmio Gestão Escolar – PGE 2013/2014, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação – Consed, com o objetivo de fortalecer a escola pública por meio da autoavaliação como ferramenta para a melhoria da gestão.

A presidente do Consed e secretária de Educação do Mato Grosso do Sul, professora Maria Nilene Badeca, aponta que entre os principais objetivos do seminário estão a promoção do “debate das questões contemporâneas da gestão da escola pública, analisando-as à luz de diferentes experiências e enfoques teóricos, como também, estimular o diálogo entre os participantes de modo a propiciar trocas de experiências e propostas de disseminação de boas práticas”.

Com a coordenação pedagógica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária – Cenpec, o evento reunirá diretores que foram destaques estaduais no ano de premiação do PGE, os coordenadores estaduais do prêmio, os secretários estaduais de Educação e os superintendentes da área pedagógica dessas secretarias, além dos parceiros do Consed que viabilizam essas iniciativas. Contará também com a participação de gestores de escolas americanas que estarão no Brasil para visitar escolas e demais espaços educativos em vários estados, como parte do programa de intercâmbio promovido pela Embaixada Americana.

Embora o evento seja restrito aos convidados, foi criado um hotsite do Seminário agregando conteúdos relacionados a ele. “A intenção é que toda a comunidade escolar participante do PGE 2013/2014 se beneficie das palestras e debates realizados. Nesse sentido, este site, de livre acesso, foi criado para que todos acompanhem o seminário, ouçam, leiam e possam guardar, para posterior consulta, os relatos de experiências exitosas em gestão escolar e as contribuições dos convidados”, destacou a secretária executiva do Consed, Nilce Rosa da Costa.

O Prêmio
O Prêmio Gestão Escolar – PGE, que se encontra na 16ª edição, diferencia-se de todas as demais premiações na área educacional básica. Baseia-se no instrumento de autoavaliação como um caminho para a melhoria dos processos de gestão escolar e o consequente impacto positivo na qualidade do ensino. É o olhar da comunidade escolar em relação a si mesma. Gestores, corpo docente, funcionários, alunos e familiares são estimulados a refletir sobre a escola.

A partir da edição 2013, o PGE passou a ser uma premiação bianual, sendo que, nos anos, ímpares concentram-se o processo seletivo e a premiação, enquanto que nos anos pares são promovidas uma série de ações de formação para os agentes envolvidos no PGE.

Durante toda a história do prêmio, mais de 34 mil instituições escolares já participaram, sendo que, na edição 2013/2014, foram mais de nove mil inscritos. O prêmio congrega uma série de entidades que apoiam o fomento da educação no Brasil: União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime); Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco); Fundação Roberto Marinho; Instituto Educação; Nuvem de Livros; Fundação Victor Civita; Fundação Santillana; Fundação Itaú Social; Instituto Gerdau; Instituto Unibanco; Instituto Natura; Ministério da Educação (MEC) e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil.

 

Compartilhar:

Deixe um comentário

You must be logged in to post a comment.

/* ]]> */