Apresentação: O Paic e a equidade nas redes municipais do Ceará nos anos iniciais do ensino fundamental

Apresentação: O Paic e a equidade nas redes municipais do Ceará nos anos iniciais do ensino fundamental

O objetivo deste artigo é verificar se o Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic) contribuiu para a melhoria da equidade nas redes municipais de ensino do Ceará. Usou-se o conceito de equidade na escola de Ribeiro (2012) e proficiência dos alunos na Prova Brasil como medida de resultado. Avaliou-se o impacto do Paic sobre a probabilidade de um aluno atingir um desempenho adequado em língua portuguesa pelo método de diferenças em diferenças. A análise da política revelou que o Paic apresenta componentes alinhados com princípios de justiça que se ajustam ao objetivo de equidade na escola de educação básica. A operacionalização do conceito de equidade por meio do método adotado levou a concluir que o Paic melhorou a equidade na coorte analisada, pois aumentou a proporção de alunos que atingem a proficiência adequada em língua portuguesa.

Paula Reis Kasmirski, Joana Buarque de Gusmão, Vanda Mendes Ribeiro.

REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL. 8., 2015, Florianópolis. Anais… Rio de Janeiro: Abave, 2015.

Apresentação Abave 2015

 

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