Informe de Pesquisa nº 7

Informe de Pesquisa nº 7

Processos velados de seleção e evitação de alunos em escolas públicas

Este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo foi apreender processos ocultos de seleção de alunos em escolas públicas regulares na cidade de São Paulo. Buscam-se descrever e analisar os mecanismos por meio dos quais esses processos se efetivam, suas finalidades, bem como os estudantes e famílias sobre os quais recaem. A pesquisa se insere no campo de estudos que indicam a existência do fenômeno do quase-mercado oculto no sistema educacional brasileiro, mas avança na análise de um aspecto pouco explorado nesses estudos: a competição entre escolas por alunos mais conformes a suas expectativas. Conclui-se que, diferentemente dos processos de seleção desenvolvidos em contextos nos quais as políticas de concorrência entre escolas são deliberadas, os processos ora analisados não visam à seleção de alunos cujas características impactariam positivamente os resultados de avaliações externas; são, antes disso, procedimentos que visam à garantia de maior controle disciplinar por parte das instituições escolares, objetivo que se revela nos critérios de seleção embasados em características comportamentais dos alunos. comportamentais dos alunos.   Baixe agora!

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